São Paulo, domingo, 06 de fevereiro de 2011


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Promoções atraem consumidor

Descontos são arma para ampliar clientela e estimular consumo de produtos com pouca saída

DE SÃO PAULO

Descontos e promoções. As duas ações, combinadas ao perfil no Google Places e no Foursquare, têm permitido a empresas não só ampliar a clientela, como estimular o consumo de serviços com pouca saída.
Uma das unidades do Fran's Café de Fortaleza (CE), por exemplo, oferece chocolate especial a quem fizer check-in (confirmar a presença no local pela ferramenta) e pedir estrogonofe.
As promoções mudam periodicamente. "É uma forma de apresentar aos clientes os pratos", avalia Marcelo Araripe, 38, franqueado da rede.
Desde julho de 2010, quando ingressou no Foursquare, o restaurante computou mais de 800 check-ins.
No Zena Caffé, em São Paulo, os campeões de check-ins durante um período estipulado pelo estabelecimento ganham desconto.
O café, que tem faturamento mensal de R$ 300 mil a R$ 400 mil, conta com quase 700 check-ins no Foursquare desde maio de 2010.
O sócio da empresa Carlos Bertolazzi, 40, aprova a tecnologia para captar clientes, mas ressalta que ela somente funciona se usada em conjunto com outras redes, como o Twitter e o Facebook.
"Fazemos divulgação e mantemos contato com os frequentadores em todas [as mídias sociais]", destaca Bertolazzi, acrescentando que a empresa está também na rede baseada em geolocalização do Google, o Google Places, que funciona nos mesmos moldes do Foursquare.
Independentemente da estratégia utilizada para fazer a divulgação on-line por essas ferramentas, os empresários são taxativos: é preciso que os funcionários estejam alinhados e treinados para atender os clientes e fazer rearranjos eventuais.
Segundo o proprietário do restaurante Arábia, Sergio Kuczynsk, 53, que mantém um perfil da empresa no Google Places, a ferramenta serve para medir o desempenho do local junto aos clientes.
"Se recebemos uma crítica por mídias sociais, fazemos uma reunião com a equipe para sanar o problema."


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