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São Paulo, domingo, 06 de julho de 2003


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FEIRAS

Sapatos que retêm o suor dos pés e solas inspiradas em sistemas orgânicos são inovações de expositores

Francal tenta caminhar ao exterior

DA REPORTAGEM LOCAL

Fincar o pé no mercado externo. Com essa prioridade, empresários do setor de calçados se reúnem, de terça a sexta, na 32ª edição da Francal (Feira de Calçados, Acessórios de Modas, Máquinas e Componentes), em São Paulo.
O evento, que tem entrada restrita a profissionais do setor, deve atrair cerca de 45 mil visitantes, dos quais 12 mil são compradores internacionais. A quantidade de importadores convidados é de 1.300 -15% maior do que a registrada na última edição.
Canadá, Estados Unidos e Emirados Árabes encabeçam a lista de potenciais compradores dos produtos brasileiros. A idéia é que os 800 expositores aproveitem o evento para travar diálogo com estrangeiros e gerar negociações que favoreçam a balança comercial brasileira.
Para dar conta disso, o segmento já investe no desenvolvimento de tecnologia para atrair clientes mais exigentes. Além disso, aposta no design mais ousado.
Um exemplo é a marca Sândalo, de calçados masculinos, que vai lançar na feira uma linha com solado "inteligente". Inspirado em sistemas orgânicos, o solado interage com a palmilha para suavizar impactos e proporcionar mais estabilidade, segundo o fabricante. "Hoje 50% da nossa produção já é destinada ao mercado externo", diz o presidente da companhia, Carlos Brigagão.
A Ferracini aproveita a Francal para apresentar seus calçados que retêm o suor dos pés graças a um conjunto de canais situados na parte baixa da sola -que faz a troca de ar quente por ar frio.
Já a Cristofóli leva, para os pés das mulheres, sandálias e sapatos com design arrojado, que inserem em modelos clássicos algumas das características joviais dos tênis. O uso de cores fortes é outro apelo da marca na nova coleção.
Do total de expositores que estarão presentes no pavilhão de exposições do Anhembi, 20% são fornecedores de calçados femininos, 8%, de masculinos e 8,5%, de infantis. Bolsas, mochilas e acessórios são os carros-chefes de 14% dos empresários, enquanto 25% levarão acessórios em couro, como cintos, carteiras e pastas.
A feira vai das 10h às 17h. É preciso fazer credenciamento prévio. Site: www.francal.com.br.



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