São Paulo, domingo, 07 de janeiro de 2007 |
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Empresário deve buscar diferencial
Idéias ousadas e criativas na montagem e na decoração do estande aumentam a visitação
Organizada pelo Sebrae, a Feira do Empreendedor será realizada, em 2007, nos Estados de AL, AP, BA, DF, GO, MA, MT, PB, RJ e TO; o calendário completo está disponível no site www.sebrae.com.br/br/parasuaempresa/gt_feira_empreendedor.asp RAQUEL BOCATO DA REPORTAGEM LOCAL Por uma feira de negócios passam não só visitantes mas as expectativas dos expositores quanto a fortalecer sua marca e a ampliar a carteira de clientes. Para que elas se concretizem, no entanto, não basta alugar um estande e distribuir produtos, asseguram especialistas. A participação do expositor será bem-sucedida se houver investimento na produção do evento -e numa certa diferenciação que atraia o consumidor. É nisso que apostam empresários do pólo calçadista de Birigüi (518 km de São Paulo). Para a Couromoda, as 159 indústrias se uniram a Ibtec (Instituto Brasileiro de Tecnologia do Couro, Calçado e Artefatos) e Sinbi (sindicato do setor) para montar uma fábrica-modelo. Serão produzidos pares de calçados infantis -especialidade do pólo- durante o evento. O presidente do Sinbi, José Roberto Colli, afirma ter recebido a proposta da organização do evento para levar a máquina ao estande de sua empresa. "Preferi expandir a idéia para o pólo. Assim, podemos fortalecer o setor como um todo", diz. Colli estima um aumento na visitação graças à novidade. Não é preciso, no entanto, apostar em soluções caras. Para a Pet South America, em 2006, a Pet Society organizou um estande com referências ao Cirque du Soleil. A mesa deu espaço a um balcão para facilitar o atendimento e a demonstração de itens migrou para uma área elevada. "Com a mudança, além de chamarmos mais atenção, estruturamos melhor o espaço para atender os clientes", destaca a gerente comercial da empresa, Fernanda Cioffetti, 28. Segundo ela, a visitação aumentou em 30% em relação ao ano anterior e o investimento, apesar da metragem maior, foi inferior ao aplicado em 2005. Não adianta, contudo, participar de uma feira se não houver um planejamento. É o que diz a coordenadora de feiras do Sebrae-SP (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), Monica Petrow. "Não se pode esquecer das três fases de uma feira, que incluem o pré e o pós-evento." Confira, ao lado e à pág. 3, o calendário com os principais eventos deste ano. Próximo Texto: Passo-a-passo Índice |
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