São Paulo, domingo, 08 de fevereiro de 2009


Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

franquias

Faturamento expande 21,5% no 4º trimestre

DA REPORTAGEM LOCAL

O setor de franquias teve, no último trimestre de 2008, um resultado acima das expectativas. O faturamento das redes cresceu 21,5%, se comparado ao do mesmo período em 2007.
Os números vêm de levantamento realizado pela ABF (Associação Brasileira de Franchising), em parceria com o Provar-FIA (Programa de Administração de Varejo, da Fundação Instituto de Administração) e com a Felisoni & Associados. A pesquisa considera uma amostra de 53 redes em todo o país.
Entre as franquias do segmento de vestuário, o faturamento dos últimos três meses do ano teve acréscimo de 47,93%, comparado com o último trimestre do ano anterior.
A área de educação e treinamento cresceu 18,48%, e a de escolas de idiomas, 18,5%.
Segundo Ricardo Camargo, diretor-executivo da ABF, o crescimento acumulado anual, pesquisado em cerca de 1.300 empresas, deverá ser alguns pontos percentuais menor do que o verificado nesse levantamento do fim de 2008.
"Computadas as redes menores, o crescimento deve ficar entre 18% e 19%. Irá ultrapassar os 17% de aumento que havíamos previsto para o ano", ressalta Camargo.
De acordo com a pesquisa trimestral, a previsão de expansão das redes para o primeiro trimestre deste ano é de 19,4% em faturamento em relação ao mesmo período do ano passado.
O diretor da ABF avalia que o incremento se deva ao planejamento de prazo mais longo das franquias, que não foi alterado pela crise, e pelo desempenho dos setores de alimentos, varejo de roupas e calçados e serviços, que foram menos abalados pela turbulência. (MI)

Texto Anterior: Gasto com pessoal é um dos maiores
Próximo Texto: Em SC, tecelagens inovam para superar a crise e os chineses
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.