São Paulo, domingo, 08 de setembro de 2002


Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FÓRUM DE IDÉIAS

Qual o papel de micro e pequenos empresários na economia brasileira?

MARCELO CHERTO

"Numa economia como a brasileira não pode haver microempresários. Ou o cara é empresário ou dança. Precisa ter estofo e estômago. Não acho que aqui haja micro e pequenos empresários. O que há são empresários que tocam micro e pequenas empresas. E seu papel é importantíssimo. Faço parte de uma ONG [organização não-governamental" internacional que apóia o empreendedorismo, a Endeavor.
Recentemente, ela divulgou um estudo que mostra que a vasta maioria dos empregos no Brasil é gerada por micro e pequenas empresas, embora a grande maioria dos financiamentos, especialmente aqueles com juros subsidiados, seja oferecida à grande empresa. E note que 64% das micro e pequenas empresas criadas no Brasil quebram ou saem do mercado antes de completar 12 meses de vida.
Por outro lado, menos de 5% das franquias instaladas no Brasil (também micro e pequenas empresas) fecham suas portas antes de completar um ano. Compare: um índice de quebra de 64% contra 5%. O franchising gera empresas mais estáveis e duradoras. E, consequentemente, empregos mais estáveis e duradouros."


MARCELO CHERTO, 48, é presidente do Instituto Franchising.



Texto Anterior: COLEÇÃO DO EMPREENDEDOR
O mapa das oportunidades
Entrevista: Desconfiança entrava o crédito

Próximo Texto: Para saber mais
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.