São Paulo, domingo, 08 de setembro de 2002


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IDENTIFICAÇÃO

Lucro é consequência, e não a principal causa da escolha do negócio


Não basta optar por um ramo em alta, é preciso vislumbrar a chance de realização profissional


A escolha do negócio não é questão de pressentimento sobre o que pode dar lucro. Muitos aspectos têm de ser considerados.

Em geral, o primeiro passo é identificar uma oportunidade em um nicho de mercado. Ou seja, verificar se a demanda por certo produto ou serviço não é atendida. Pode ser um segmento que não desperte interesse das grandes empresas, por exemplo.
Os especialistas recomendam que haja uma afinidade com o negócio desejado. Não basta ser um ramo em alta. Tem de ser uma área em que se possa vislumbrar a possibilidade de realização profissional. E que seja, de preferência, um setor em que já se tenha experiência ou conhecimento.
O empreendimento não precisa se basear em uma grande invenção ou inovação tecnológica. O segredo está em adotar um diferencial em relação ao que já existe.
Em geral, quanto maior o risco, maiores os ganhos possíveis. Negócios mais tradicionais não costumam dar retornos vultosos, mas são menos arriscados.
O setor de serviços apresenta as chamadas "barreiras de entrada" mais baixas. Na maioria das vezes, não requer grande custo inicial, já que não há exigência de investimento em estoque ou em maquinário.
Para iniciar em comércio, é preciso habilidade para atuar em vendas. Os gastos são mais altos que em serviços, pois incluem ponto e mercadorias. Adquirir uma loja em shopping envolve despesas com luvas.
O segmento industrial costuma exigir o maior investimento inicial, pois envolve a montagem da infra-estrutura produtiva. Para minimizar o custo, pode-se terceirizar parte da produção. Conhecer redes de fornecedores e compradores é essencial.
Quem quer correr um menor risco calculado tem a opção das franquias. Nesse formato de negócio, o franqueado trabalha com o apoio de uma marca já existente e supostamente consolidada. Por outro lado, o investimento inicial tende a ser mais alto do que em um negócio independente, e há regras e padrões a seguir.



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