São Paulo, domingo, 08 de outubro de 2006


Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Segurança é a maior barreira em transações de e-commerce

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Apesar das vantagens inerentes às lojas virtuais, o empresário deve ficar atento às dificuldades de gestão, sobretudo em relação à segurança tecnológica, comercial e logística.
Ainda é forte a resistência do cliente a colocar seus dados -como os do cartão de crédito- na rede.
As administradoras de cartão trazem soluções contra fraude. Além disso, há ferramentas e empresas especializadas em monitoramento da rede.
"Algumas administradoras cobram mensalidade, outras oferecem melhores ferramentas antifraude", afirma Fernando Monteiro, diretor da Cobre Bem, empresa de automatização de recebimento.
"Uma solução é "filmar" a internet. Assim dá para saber de onde vêm as ações que acontecem no seu site", diz Jorge Sinnercker, diretor da Cia. Amix, que controla o tráfego virtual.
Abrir um canal de comunicação com o cliente, responder e-mails rapidamente e ter uma página fácil de navegar e com dados claros sobre a segurança do sistema são as melhores formas de tranqüilizar o usuário.
Por fim, é fundamental cumprir o prazo de entrega, enviar exatamente o que o cliente solicitou e garantir que o produto chegue em perfeitas condições.
"Não ter nenhum problema já ajuda muito. Se alguém "botar a boca na internet" para reclamar de determinada loja, esta certamente perderá muito público", alerta Cid Torquato.


Texto Anterior: Baixo custo é chamariz de loja virtual
Próximo Texto: Lojas virtuais
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.