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Segurança é a maior barreira em transações de e-commerce
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA
Apesar das vantagens inerentes às lojas virtuais, o empresário deve ficar atento às dificuldades de gestão, sobretudo
em relação à segurança tecnológica, comercial e logística.
Ainda é forte a resistência do
cliente a colocar seus dados
-como os do cartão de crédito- na rede.
As administradoras de cartão
trazem soluções contra fraude.
Além disso, há ferramentas e
empresas especializadas em
monitoramento da rede.
"Algumas administradoras
cobram mensalidade, outras
oferecem melhores ferramentas antifraude", afirma Fernando Monteiro, diretor da Cobre
Bem, empresa de automatização de recebimento.
"Uma solução é "filmar" a internet. Assim dá para saber de
onde vêm as ações que acontecem no seu site", diz Jorge Sinnercker, diretor da Cia. Amix,
que controla o tráfego virtual.
Abrir um canal de comunicação com o cliente, responder e-mails rapidamente e ter uma
página fácil de navegar e com
dados claros sobre a segurança
do sistema são as melhores formas de tranqüilizar o usuário.
Por fim, é fundamental cumprir o prazo de entrega, enviar
exatamente o que o cliente solicitou e garantir que o produto
chegue em perfeitas condições.
"Não ter nenhum problema
já ajuda muito. Se alguém "botar a boca na internet" para reclamar de determinada loja, esta certamente perderá muito
público", alerta Cid Torquato.
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