São Paulo, domingo, 12 de setembro de 2004


Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Grandes marcas deixam de concorrer

FREE-LANCE PARA A FOLHA

Está virando coisa rara encontrar grandes marcas entre as redes contempladas nas últimas edições dos prêmios e do selo de excelência do franchising brasileiro.
Muito se engana, no entanto, quem imagina que, participando das avaliações, as grandes franqueadoras acabaram perdendo as primeiras posições. A maioria dessas marcas nem sequer se inscreveu nos últimos concursos.
A explicação de empresas como McDonald's é simples: neste momento, não é fundamental ou não é estratégico participar. Segundo consultores, como as regras das premiações se tornaram mais claras, as franqueadoras sabem que, para concorrer, têm de conceder aos "juízes" total acesso a seu time de franqueados.
Nas grandes redes, é bem mais freqüente a presença de um grupo organizado de insatisfeitos. O receio é que a amostragem fique comprometida e acabe manchando o nome da franquia.
Outro argumento é a notoriedade da marca. A Casa do Pão de Queijo revela que, embora se preocupe com a satisfação dos franqueados, não tem se inscrito.
"É preciso levantar uma documentação grande. Recebemos o selo [da ABF] por 12 vezes consecutivas. Todo mundo já sabe que a franquia é conceituada", diz a gerente de expansão, Renata Rouchou. Segundo ela, as premiações importantes para a empresa são as concedidas espontaneamente, sem a necessidade de inscrição.

Texto Anterior: Investidor detém poder de premiar
Próximo Texto: Frase
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.