São Paulo, domingo, 13 de junho de 2010


Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

LIVROS

Obra oferece raio-X de micro e pequenas

Com foco em empreendedorismo, especialistas traçam o perfil de dono e o orientam na gestão da sua empresa

RAQUEL BOCATO
DE SÃO PAULO

Pense em um empreendedor -quem é ele e qual é o seu perfil. Some a isso o ambiente de negócios que essa pessoa encontrará pelo caminho. Junte ainda as condições para o desenvolvimento. Esse cenário se concretiza na obra "Administrando Micro e Pequenas Empresas".
A tarefa de imaginação pode gerar o retrato aproximado de um empreendedor real e de seu universo. Mas a obra entra em detalhes. Não apenas oferece ao leitor características comuns, como ser excelente negociador, mas expõe uma tabela para diferenciá-lo de um gestor.
Delineado o personagem, chega-se à segunda parte: entender o universo das micro e pequenas empresas (MPEs), em especial no país.
A começar pela falta de critérios para a sua definição -enquanto o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) considera receita operacional bruta de até R$ 1,2 milhão por ano para caracterizar a micro, o Simples aceita as que contam com receita anual bruta de até R$ 240 mil.
Até chegar o momento de escolher o negócio. Quais são os prós e os contras das franquias? E de fusões ou cisões? E no caso de investir em uma firma já existente?
Para traçar esse panorama nas três primeiras das cinco partes da obra, os autores recorrem a gráficos, tabelas e comparativos. Lançam mão de pesquisas recentes -algumas do ano passado-, recorrem a gurus como o escritor e consultor Peter Drucker e reproduzem fórmulas de órgãos que atendem MPEs, como o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas).
A forma com que os dados são apresentados, os negritos e a estruturação dos capítulos são didáticos -ao extremo. Aproxima-se de um livro adotado em sala de aula.

REORIENTAÇÃO
Elaborada a quatro mãos pelo professor da UFPR (Universidade Federal do Paraná) Antônio Barbosa Lemes Júnior e pela ex-microempresária e hoje funcionária da Caixa Econômica Federal Beatriz Jackiu Pisa, a publicação apresenta uma guinada nas duas últimas partes.
Na missão de auxiliar as tarefas do dia a dia, os autores orientam a elaboração de um plano de negócios, inserem tabelas para verificar o poder de barganha dos compradores e a ameaça de concorrentes e mostram planilha de fluxo de caixa semanal.
Por fim, fazem três estudos de caso -de uma fábrica de chocolates, de um arranjo produtivo local de bonés e de uma empresa de geoprocessamento e análise ambiental.
No conjunto, trata-se de um extenso raio-X de micro e pequenas empresas no Brasil. Para quem não decidiu ter um negócio, é uma orientação abrangente, uma base.
Mas, até por ter fôlego e se propor a mostrar todas as faces do empreendedorismo, fica na superfície -o que pode desapontar quem está no dia a dia da empresa.

ADMINISTRANDO MICRO E PEQUENAS EMPRESAS
de Antônio Barbosa Lemes Júnior e Beatriz Jackiu Pisa
EDITORA Campus
QUANTO R$ 59,90
PÁGINAS 248



RECURSOS HUMANOS
No Meio do Fogo Cruzado
Larry Dressler
EDITORA Prumo
QUANTO R$ 35,90 (272 págs.)

Situações de conflito surgem com certa frequência no meio empresarial. Ensinar a técnica para trabalhar e mediar essas situações é a proposta do autor. Na obra, são oferecidas estratégias para que os profissionais interfiram e solucionem a disputa e também para que eles próprios se libertem do sentimento de desconforto por estarem "aprisionados pelo drama do grupo".

GESTÃO
10 Mandamentos para Fracassar nos Negócios
Donald R. Keough
EDITORA Sextante
QUANTO R$ 17,90 (158 págs.)

Ex-presidente da Coca-Cola Company, Keough elenca as armadilhas que podem fazer um empreendimento naufragar. Apesar de argumentar com base em sua experiência de 30 anos na gigante do setor de bebidas -e de citá-la ao longo da obra-, o autor esclarece que as regras apresentadas podem ser aplicadas a negócios em outros estágios de desenvolvimento.

REFERÊNCIA
Os 100 Melhores Livros de Negócios de Todos os Tempos
Todd Sattersten e Jack Covert
EDITORA Campus
QUANTO R$ 55 (299 págs.)

Empreendedorismo, vendas e marketing e inovação e criatividade são 3 dos 12 temas nos quais foram divididos os livros apresentados no título. Além de um breve texto sobre cada um, a obra traz indicações como "o que dizem", "por que são importantes" e "como podem ajudar você". Há informação sobre quais deles contam com edição brasileira.

PRODUÇÃO
Kaizen e a Arte do Pensamento Criativo
Shingeo Shingo
EDITORA Bookman
QUANTO R$ 44 (252 págs.)

Escrito pelo idealizador do Sistema Toyota de Produção, o livro apresenta uma metodologia para a implantação de melhorias no sistema produtivo. Nessa obra, o autor ensina a fazer uma análise sistemática de um problema e reduzi-lo a elementos gerenciáveis. A partir daí, Shingo explica como uma abordagem criativa pode ser a chave para a solução.


Texto Anterior: Licenciamento: Passo a passo
Próximo Texto: Conselhos à vista
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.