São Paulo, domingo, 13 de julho de 2008


Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CAIXA DE SAÍDA

Oriente Médio aparece como destino

Países da América Latina foram os que mais compraram produtos das MPEs em 2007

DA REPORTAGEM LOCAL

A Associação Latino-Americana de Integração, grupo de 12 países que inclui os do Mercosul, foi o principal destino dos produtos de micro e pequenas empresas brasileiras em 2007, com 29% das exportações (US$ 868,2 milhões), segundo o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.
Mas os destaques ficaram por conta do Oriente Médio e da África, que receberam os maiores acréscimos em exportações de MPEs brasileiras.
Para o Oriente Médio, essas empresas venderam 60,4% a mais entre 2006 e 2007. Para a África, foram 59,1% a mais. O Mercosul veio em terceiro, com aumento de 39,5%.
"São mercados menos exigentes e menos sofisticados. União Européia, Estados Unidos e Japão demandam mais certificação", destaca Milton Dallari, diretor administrativo e financeiro do Sebrae-SP.
Segundo o presidente da Câmara de Comércio Árabe Brasileira, Antônio Sarkis Jr., trata-se de um momento favorável de divulgação dos países árabes. O fluxo de compra e venda entre o Brasil e os países árabes, diz Sarkis Jr., cresceu 60% no primeiro semestre de 2008 em relação a esse período em 2007.
"Os empresários que compram do Brasil percebem a qualidade", destaca. "Quem adequar o produto e tiver diferenciais obterá sucesso."

Originais e aprimorados
Thais França, 27, proprietária da marca de jóias que leva o seu nome, exporta para a Arábia Saudita e para Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, produtos de valor mais alto.
França faz peças que mesclam rendas feitas no Piauí e prata. "[Os compradores] gostam de itens originais", aponta.
Já a fabricante de equipamentos de panificação Maquipão, que hoje exporta para países como Portugal, apostou primeiro nos vizinhos, com o auxílio de um projeto setorial.
"Começamos pela América Latina, que tem níveis de exigência similares aos do Brasil. Aprimoramos o produto para exportar para locais como Europa e Estados Unidos", conta o diretor comercial, Marco Antonio Coelho, 34.
(MI)



Texto Anterior: Benefício: SGP é usado por 10% de pequenas empresas
Próximo Texto: Apoio: Bloco criará fundo para pequenas e médias firmas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.