São Paulo, domingo, 13 de julho de 2008


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Café e chá destacam-se em vendas para fora

MARIA CAROLINA NOMURA
DA REPORTAGEM LOCAL

Os principais grupos de produtos exportados por MPEs em 2007 foram madeira e obras, com 13,9% do valor exportado, máquinas e equipamentos mecânicos (10,4%) e obras de pedra, cimento e gesso (7,4%).
Apesar de representarem 2,9% do total do volume de exportação, segundo o MDIC, os produtos do grupo de café, chá e especiarias tiveram o maior crescimento em exportações de MPEs entre 2006 e 2007 (74,5%). Seguiram os grupos de frutas (56,7%) e de partes e peças de veículos (39,9%).
Uma razão para esse aumento foi um acordo do setor do café com a Apex-Brasil, segundo Christian Santiago, 35, coordenador-executivo do Programa Setorial Integrado do Café, do sindicato da indústria cafeeira.
"Em 2002, foram exportados US$ 2 milhões em café; em 2007, foram US$ 27 milhões."
Há, no entanto, firmas que ainda não obtiveram o retorno esperado, como o Café Moraes, que exporta há quatro anos. "Talvez em dois anos tenhamos lucro", calcula o gerente, Fernando Moraes, 34.
O presidente do Instituto Brasileiro de Frutas, Moacyr Saraiva Fernandes, afirma que os pequenos produtores têm mais chance de exportar quando os itens são exóticos e aceitos em pequenos volumes.
"Há outros produtos que precisam de escala, como a banana. Aí não se fala em contêiners, e sim em navios."
Com 30% da produção destinada à exportação, a Associação Paulista dos Produtores de Caqui já teve dias melhores. De acordo com Claudio Shoiti Ito, diretor de vendas, a desvalorização do dólar prejudicou as exportações em 20%.


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