São Paulo, domingo, 14 de junho de 2009


Próximo Texto | Índice

CESTA DE FRANQUIAS

Avaliação detalhada precede negócio

Interessado deve levar em conta seu próprio perfil na hora de escolher rede e setor de atuação

Moacyr Lopes Junior/Folha Imagem
DESTINO CERTO
Henrique Sala, 23, decidiu-se pelo segmento de remessas aéreas; entrou em contato com a Gollog e, após seleção, descobriu que queria abrir loja na cidade para onde a rede pretendia expandir-se: São Caetano do Sul (SP)


ANDRÉ LOBATO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Abrir uma franquia, dizem profissionais do setor, é "casar" com um modelo de negócio que foi inventado por outras pessoas. Por isso é preciso "namorar muito" para saber se o perfil do empresário combina com o do franqueador.
Para acertar, o franqueado precisa conhecer suas próprias características. "Posso adorar o sanduíche do Subway, mas isso é diferente de gerir um negócio de sanduíches", exemplifica Patrícia Mayana, do programa de franquias do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas).
"[O empresário] vai estar à frente do negócio todo dia. É preciso fazer muitas perguntas para saber como o empreendimento funciona, e não apenas dar respostas", acrescenta Filomena Garcia, sócia-diretora da Franchise Store.
Claudia Bittencourt, presidente da Bittencourt Consultoria, recomenda perguntar os valores do investimento inicial e do capital de giro, o prazo de retorno, a lucratividade e a existência de um mapeamento da expansão da rede.
Também é preciso saber que serviços a franqueadora oferece, como treinamento, suporte no plano de negócios, projetos arquitetônicos e contabilidade.
Questões operacionais -de distribuição e controle de qualidade, por exemplo- podem ser confidenciais.

Mais opções
Antes de decidir, é preciso avaliar capital inicial e disponibilidade para gerenciar o negócio pessoalmente.
Segundo Marcus Rizzo, da Rizzo Franchise, os principais motivos de fechamento de franquias são não ter caixa para tocar o negócio, subestimar a importância das vendas, tratar o negócio como bem-sucedido e deixar de gerenciá-lo diariamente, realizar modificações no estilo da franquia e estar em localização inadequada.
Esses fatores ficam ainda mais relevantes com o crescimento de opções de redes nacionais e estrangeiras.
Neste ano, o mercado de franquias brasileiro foi considerado o que tem o maior potencial de expansão do mundo pela consultoria norte-americana EGS. Em 2008, o Brasil estava em 20º lugar. "Mais franquias devem se interessar pelo setor", prevê Bill Edward, fundador da empresa.
Todos esses cuidados devem ser tomados por quem vai prospectar negócios na ABF Franchising Expo 2009, que ocorre de quarta-feira a sábado no Expo Center Norte, em São Paulo (informações em www.abfexpo.com.br).


Próximo Texto: Decisão
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.