São Paulo, domingo, 14 de setembro de 2008


Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Incentivo às MPEs

Edmilson Costa (PCB)
Para o candidato, a grande contribuição da prefeitura a micro, pequenas e médias empresas será a melhora da qualidade de vida na cidade e da infra-estrutura, especialmente de transporte.
Costa afirma que a melhor maneira de o governo municipal ajudar as empresas é oferecer transporte público de qualidade, funcionalismo público valorizado, com capacitação e melhores salários, e equipamentos públicos, como praças e parques.
Além disso, ele defende a gestão pública da cidade e diz acreditar que, quanto mais qualidade de vida houver, melhor será o ambiente de negócio para as MPEs.

Geraldo Alckmin (PSDB)
O principal projeto do candidato é a criação da Agência Paulistana de Desenvolvimento Regional, que visa a fortalecer economicamente cada região.
A agência mapeará as vocações regionais e suas demandas. Com isso, serão definidas as estratégias de atendimento dessas necessidades pela prefeitura.
Segundo Alckmin, a agência não será financiadora, mas terá o papel de atrair fontes de financiamento. O candidato também prevê programas de microcrédito e a regulamentação da Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas, especialmente em relação às compras governamentais e à inovação.


Gilberto Kassab (DEM)
O candidato propõe reduzir a burocracia, deixar de criar taxas e impostos, e oferecer incentivos fiscais para atrair empresas para regiões específicas.
Pretende, ainda, que a Câmara dos Deputados aprove o projeto de lei complementar que vai regulamentar a figura do microempreendedor individual.
Outra proposta é manter a política de criar incentivos fiscais para que novas regiões da cidade tenham condições de abrigar mais serviços e indústrias. "Tais incentivos tendem a aproximar os trabalhadores dos locais onde moram, implicando mais qualidade de vida e menos deslocamento", diz.

Ivan Valente (PSOL)
O primeiro passo para incentivar as MPEs, segundo o candidato, é desburocratizar a criação de novas empresas. É preciso também estudar políticas de redução de imposto para os micro e os pequenos, diz Valente.
Está entre as propostas do candidato ampliar as vendas dessas empresas para a prefeitura, estabelecendo exclusividade para essas firmas em transações de até determinado valor. O pregão eletrônico e a universalização de serviços na periferia beneficiarão as MPEs.
A prefeitura deverá ampliar seus fornecedores, para que cooperativas e pequenas empresas possam realizar serviços e obras públicas.

Marta Suplicy (PT)
A candidata propõe promover transferência tecnológica, por meio de incubadoras de empresas, com apoio de centros de pesquisa públicos e privados.
Além disso, pretende criar praças de atendimento empresarial, para que o pequeno empresário possa resolver, com menos burocracia, quitação de débitos, obtenção de certidões e abertura e fechamento de empresas.
Em parceria com o Sebrae, a candidata pretende facilitar o acesso a máquinas e softwares que os micro, pequenos e médios não poderiam comprar sozinhos. Marta pretende também regulamentar a Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas.

Paulo Maluf (PP)
O candidato propõe incentivar essas empresas por meio de convênios firmados com entidades de classe ou com as próprias empresas.
Maluf pretende atrair as pequenas e médias com incentivos ficais dados às companhias que se instalarem em regiões com mais carência de ofertas de emprego.
O candidato também tem planos de reduzir o número de empresas que fecham as portas ou deixam a cidade, levantando as razões que motivam esse fenômeno.
"Cada subprefeito será responsabilizado em sua respectiva área de atuação para que, identificado o problema, a prefeitura possa agir", explica.



Texto Anterior: Frases
Próximo Texto: Tributação
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.