São Paulo, domingo, 15 de outubro de 2006


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CÍRCULO DE OPORTUNIDADES

Rodadas de negociação fortalecem os contatos

Renato Stockler/Folha Imagem


DENISE BRITO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Ter um produto competitivo para oferecer ao mercado muitas vezes não é o suficiente para vencer no mundo dos negócios. É preciso fazer parcerias para saber a quem e como vender.
Para facilitar essa etapa às pequenas e médias empresas, várias entidades -como Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo), ACSP (Associação Comercial de São Paulo) e Apex-Brasil (Agência de Promoção de Exportação e Investimentos)- organizam eventos de aproximação entre compradores e vendedores com interesses comuns. São as chamadas rodadas de negócio.
Ao contrário das feiras, elas têm estrutura enxuta. Mesas servem de cenário para rápidas reuniões formais de apresentação de potenciais parceiros.
O formato básico desse tipo de evento prevê, de um lado, a presença de grandes empresas, chamadas âncoras, que estão em busca de fornecedores no mercado. Do outro, firmas de menor porte interessadas em divulgar produtos e serviços.
"É a melhor e mais barata maneira de conseguir clientes e fornecedores", diz José Henrique Toledo, diretor do Ciesp .
Para ele, o diferencial das rodadas é o ambiente: "Todos estão receptivos a ofertas de compra e de venda, sem as resistências comuns do dia-a-dia".
Se, por um lado, o empresário não encontrará hostilidade, por outro, não deve esperar contratos fechados no evento.
"É difícil tirar pedido numa rodada. A idéia não é essa. A forma de mensurar o seu sucesso é o número de contatos realizados", diz Toledo.
Quando o intuito é avançar além do próprio território, as rodadas de negócio passam a se chamar missões comerciais.
"O empresário pode viajar por conta própria para pesquisar contatos, mas, em grupos, ele pode maximizar tempo e esforços por contar com o amparo e a credibilidade de uma instituição forte", observa o gerente de comércio exterior da ACSP, Sidnei Docal.
Participar de um evento com o apoio de organizações pode ajudar, mas nem sempre é o suficiente para garantir sucesso.
Para ter sucesso, os empresários devem, ainda, fazer a inscrição com antecedência e planejar a apresentação.
São poucos minutos disponíveis para isso, portanto, é preciso aproveitá-los. A impressão que o empresário causar nesse momento é a imagem que ficará da empresa e do produto.
Por fim, deve haver cuidado redobrado para fazer a manutenção do contato.
É isso o que recomenda a empresária Denise Lazaro, proprietária da Decalta Confecções Infantis. "Fiz muitos contatos numa rodada. Depois, perdi meu representante [comercial] e não dei prosseguimento à divulgação. Valeu a pena participar do evento, mas faltou dar continuidade", diz.


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