São Paulo, domingo, 15 de outubro de 2006


Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

livros

Comunicação é a chave do sucesso, afirma consultor

Escritor sugere a adoção de uma ouvidoria interna

ÓSCAR CURROS
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

A comunicação é fator-chave não apenas na divulgação de produtos e serviços. No dia-a-dia da empresa, é capaz de tornar eficazes as mensagens e as ações motivadoras da direção.
Para o empresário, seu principal efeito é a geração de um diferencial competitivo, já que a equipe se sente produtiva.
Essa é a base do Modelo Comunicação Sem Complicação (CSC), criado pelo jornalista e consultor Gustavo Gomes de Matos, autor de "A Cultura do Diálogo". Composto de ensaio humanístico, estudos de caso e entrevistas com empresários, o livro mostra que o diálogo é, atualmente, negligenciado.
As causas imediatas dessa lacuna são comunicação deficiente e relacionamentos conflituosos -que contribuiriam para o fracasso das empresas.
Matos defende a comunicação corporativa como uma cultura de empresa, um conceito que vai além de uma política de endomarketing. Sugere a criação de uma cultura do diálogo como filosofia de coexistência.
Com o objetivo de atingir essas metas, o autor afirma que as firmas têm criado ouvidorias, cuja função é abrir canais de comunicação para investigar reclamações ou sugestões de forma rápida e independente.
O escritor diz que se evita, assim, a falta de "feedback", potencial geradora de conflitos.
A Cultura do Diálogo


Autor: Gustavo Gomes de Matos
Editora: Elsevier
Nš de páginas: 139
Quanto: R$ 29,90
Avaliação:    



Texto Anterior: Dicas
Próximo Texto: Biblioteca
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.