São Paulo, domingo, 16 de maio de 2004


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MONTE SUA PROMOÇÃO

Ao criar pacotes, o ideal é buscar aspectos inexplorados do ramo de atividade

Estratégia é virar o negócio pelo avesso

FREE-LANCE PARA A FOLHA

Tentar olhar o negócio pelo inverso e perguntar qual é o ponto de vista que ninguém imaginou para aquele ramo de atividade são as principais dicas dos especialistas para montar uma promoção.
Surpreender, provocar um sorriso ou emocionar o cliente são efeitos esperados de qualquer ação promocional. A escolha da promoção ideal, no entanto, depende dos objetivos da empresa.
Incrementar as vendas, queimar o estoque de um produto específico, fidelizar clientes, aumentar a participação da empresa no mercado e fixar a marca na cabeça do consumidor são alguns dos motivos para fazer promoções. E existe sempre mais de uma opção para atingir o mesmo alvo.
Planejamento é fundamental, sobretudo na hora de decidir quanto gastar. Em geral, as empresas investem 5% de seu faturamento bruto em marketing (promoções, publicidade, manutenção do site na internet etc.).
Se a verba for pouca, há mais uma razão para apostar na criatividade. "As pessoas preferem um prêmio menor com maior chance de ganhar a um prêmio maior que só um leva", ressalta o vice-presidente-executivo da Ampro (Associação de Marketing Promocional), Gerson Christensen.
"Na pequena empresa, a chance de ganhar costuma ser maior. E o cliente tem consciência disso", avisa Marcelo Moreira, presidente da agência de promoção Mix21.

Toda hora é hora
Outra dica dos especialistas é não fazer uma promoção isolada. É melhor dar pequenos brindes com freqüência do que gastar muito apenas uma vez por ano.
"Temos um calendário promocional com mais de cem datas. Além do Natal e de datas consagradas como Dia das Mães e Dia dos Namorados, há um dia para o médico [18 de outubro], um para o encanador [27 de setembro], um para o estudante [11 de agosto], um para a secretária [30 de setembro]. É só aproveitar a desculpa", brinca o consultor João Abdalla Neto, do Sebrae-SP.
E não adianta dar um "jeitinho" e aumentar o prazo de participação. "É preciso ter data para acabar, senão ninguém acredita", diz.
Em São Paulo, o Plasma Radical & Skate Park aposta em várias promoções ao mesmo tempo, entre elas as horas grátis na pista de skate na compra de um pacote de tíquetes. Na parede de escalada, quem chega ao topo encontra balões com vales-brindes. "Damos presentes que estavam no estoque, como canetas e porta-CDs. São simples, mas estimulam as pessoas a subir", conta Monica Rocha, gerente de marketing.


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