São Paulo, domingo, 17 de abril de 2011


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Perfil do cliente deve ser avaliado

Lojista precisa ter reserva financeira para dois anos de funcionamento

DE SÃO PAULO

Ainda que o fluxo médio de pessoas em shoppings no país seja de 447 milhões por mês, segundo estudo da Alshop, o lojista deve ficar atento ao perfil do consumidor que frequenta o local ao escolher o ponto comercial.
"Não basta estar em um shopping center, é preciso escolher a região certa e vender o produto adequado", orienta o professor Maurício Morgado, do Centro de Excelência em Varejo da FGV (Fundação Getulio Vargas).
A recomendação de especialistas é basear-se nos relatórios de fluxo do shopping, sem descartar visitas constantes ao local, antes de assinar o contrato. Esse período de observação próximo ao ponto é fundamental para determinar se aquele corredor é movimentado e qual o perfil médio do visitante.
Depois de fazer o mapeamento, é hora de decidir se os produtos ou os serviços comercializados atendem a esse público e quais serão os gastos com o ponto de venda.
"É preciso considerar serviços embutidos, como segurança e estacionamento. Na loja de rua, o empresário deve arcar com os custos sozinho", pondera Morgado.
Na conta, é preciso incluir também um fundo de sobrevivência. "O ideal é ter reserva financeira suficiente para cobrir os gastos por dois anos, período que uma nova marca leva para se estabelecer no mercado", aconselha o consultor do Sebrae-SP (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) Gustavo Carrer.
A empresária Vanusa Oliveira, 32, proprietária da Canellado, rede de três lojas de moda feminina na região metropolitana de São Paulo, tinha recursos para manter a empresa por 24 meses. Em um ano e meio, diz, obteve a visibilidade pretendida.
"Fabricamos 80% das roupas vendidas e, assim, conseguimos destaque diante da nossa concorrência", avalia.


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