São Paulo, domingo, 17 de setembro de 2006


Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

QUEDA-DE-BRAÇO

Relacionamento é o maior desafio, dizem franqueados

Especialistas indicam o diálogo como a melhor solução às dificuldades

DA REPORTAGEM LOCAL

É possível elencar inúmeros problemas entre franqueadores e franqueados, mas nenhum se manifesta com tanta freqüência quanto as dificuldades de relacionamento.
Na opinião de especialistas em franchising, a mediação e a negociação entre as duas partes são a chave para evitar futuros desgastes na relação (leia mais no quadro abaixo).
"A administração do relacionamento é a atitude mais adequada para prevenir litígios", assinala a advogada especializada em franquias Patrícia Gonzalez Baubeta, da Menezes e Lopes Advogados.
Baseado na crença de que os problemas podem ser resolvidos pelo diálogo, o franqueador da Moldura Minuto Antonio Carlos Viégas Filho ressalta a importância de estar atento ao que o franqueado precisa. "A empresa cresceu rapidamente e houve um furo grande na comunicação", reconhece.
A falha foi notada pelos franqueados. Eles reclamaram e, por meio de um diagnóstico de análise estratégica da empresa, o problema foi constatado. "Criamos um canal de comunicação na intranet em que, além de documentar a troca de informações, é possível promover a atualização dos franqueados em tempo real", conta Viégas.
Apesar de ainda não ter obtido o retorno do investimento de quase R$ 200 mil, a franqueada da Moldura Minuto Sílvia Tomanari, 37, diz que a iniciativa funcionou quando precisou solucionar os problemas de sua loja, aberta há um ano.
"O meu franqueador me escuta sempre que peço alguma coisa. Quando ele não aplica as minhas sugestões, justifica o porquê", afirma Tomanari. Ela conta que teve dificuldades pela inexperiência de gerenciamento. "Estou fazendo um curso de capacitação que a rede criou provavelmente em razão dos meus pedidos e dos de outros franqueados", comenta.

Legislação
"A lei não prevê regras de relacionamento, só regulamenta o franchising na transparência da concessão das franquias. A base para as resoluções é a prática de mercado", explica a advogada especializada no tema Melitha Novoa Prado.
A relação entre franqueado e franqueador é como a de sócios, na opinião da diretora de marketing e franchising do grupo Machado, Patrícia Barreto. "Todas as redes de franquia já tiveram problemas, têm ou vão ter", ilustra a consultora.
(MB)


Texto Anterior: Problemas comuns
Próximo Texto: "É muito difícil se não há suporte"
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.