|
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
Precificação exige conhecimento do valor para o cliente
Empresários devem saber como embutir na etiqueta a percepção que o consumidor tem da mercadoria
Leonardo Wen/Folha Imagem
|
Na padaria Deôla, os custos são calculados conforme o segmento em que a empresa atua |
BÁRBARA CASTRO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA
Calcular os preços de produtos e serviços parece tarefa
simples para a matemática do
senso comum. Nela, todas as
despesas (energia, aluguel e
mão-de-obra, por exemplo) são
somadas e divididas pelo total
produzido. Porém, essa operação numérica, embora prosaica, pode trazer prejuízos.
"A conta para calcular o preço de um queijo quente e de um
queijo frio é diferente. Um consome mais energia do que o outro. Portanto, um deve ser mais
caro", exemplifica Marcos Cavalcanti, coordenador do Crie-UFRJ (Centro de Referência
em Inteligência Empresarial).
Para ele, raros são os empresários que sabem precificar de
forma adequada.
Flávio Del Nero Gomes, da
padaria Dona Deôla, concorda.
Munido de mapas de controle
de custo, planilhas e ficha técnica de cada produto para calcular seu custo unitário, Gomes
diz que a precificação não pode
ser feita com "chutômetro".
"Nossa padaria tem três negócios em um, indústria, comércio e serviço. Meu sistema
de custos varia conforme a saída dos produtos de cada setor."
Como a rede trabalha com
cerca de 2.500 produtos, Gomes divide o custo fixo entre os
mais vendáveis (20% do total).
"Sairia mais caro calcular o que
incide de custo fixo em cada
produto do que diluir nos que
eu vendo com certeza", diz.
Mito do sucesso
Marcos Cavalcanti chama a
atenção para os fatores que levam os empresários a não fazerem as contas da forma devida:
a idéia de que o sucesso vem da
sorte, e a confusão que é feita
entre o preço e o valor do bem.
"É preciso que o empresário
esteja atento à percepção do valor: o que é caro para um pode
ser barato para outro. Quem
cuida da precificação deve trabalhar com a percepção do valor para definir as etiquetas."
Entre algumas dicas de especialistas em formação de preços, constam estar informado,
cuidar da imagem do estabelecimento e evitar burocracia.
NA INTERNET
Serviços e produtos:
www.sebrae.com.br/br/parasuaempresa/formacaodeprecos_964.asp
Indústria:
www.sebrae.com.br/br/parasuaempresa/formacaodeprecos_963.asp
Texto Anterior: Mercado faz críticas a "falhas" da lei Próximo Texto: Feiras do mês Índice
|