São Paulo, domingo, 18 de novembro de 2007
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ENTREVISTA GEORGE LEONE Contabilidade de custos deve ajudar o gestor da firma O contador que trabalha fora da empresa não atende à administração interna, e sim ao governo COLABORAÇÃO PARA A FOLHA
Um dos grandes desafios enfrentados pelos empreendedores é o de lidar com diversas tarefas especializadas, que vão
desde a administração geral até
a contabilidade.
Sobretudo em micro e pequenas empresas, nas quais é
comum o proprietário acumular funções, é importante determinar como a contabilidade
deve servir de suporte para a
administração da firma.
Ressaltar essa importância é
o objetivo de George S. Guerra
Leone, autor de "Os 12 Mandamentos da Gestão de Custos"
(editora FGV, R$ 34, 254 págs.),
que conversou com a Folha.
Confira os principais trechos
da entrevista.
(ÓSCAR CURROS) ![]() FOLHA - Qual é a diferença entre
contabilidade de custos e gestão de
custos?
FOLHA - No livro, fala-se da necessidade de haver um "dueto harmonioso" entre esses dois profissionais: o contador e o administrador.
FOLHA - Qual é a diferença se o
contador de custos trabalhar
para uma micro ou uma pequena
empresa?
FOLHA - Em uma grande empresa,
a contabilidade pode ser um departamento. Mas, no caso dos pequenos empreendedores, o mais comum é ter uma contabilidade terceirizada. Como o empreendedor
deve acompanhar esse trabalho?
FOLHA - Quando o pequeno empresário administra, faz também a
contabilidade de custos? Ele deveria
ter ainda um outro contador externo só para tributos?
FOLHA - O controle de custos que o
pequeno empreendedor faz deve
ser chamado de administração ou
de contabilidade?
FOLHA - Outro dos pontos que o senhor destaca é a relevância da redução permanente de custos.
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