São Paulo, domingo, 19 de maio de 2002


Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FINANÇAS

BNDES e BID dão reforço a empréstimos

DA REDAÇÃO

Não são só grandes empresas que podem obter empréstimos para modernizar ou expandir os negócios a juros baixos.
O BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) tem linhas de crédito voltadas para micro, pequenos e médios empresários, com taxas a partir de 13% ao ano.
Um acordo firmado no início deste mês com o BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) incrementou em US$ 1,8 bilhão os financiamentos para as empresas de até médio porte -aquelas que registram um faturamento bruto anual de no máximo R$ 45 milhões.
Segundo o BNDES, o acordo visa incentivar investimentos e melhorar a competitividade desses setores e poderá apoiar cerca de 35 mil operações.
Para solicitar os recursos, os empresários devem procurar uma das cerca de 180 instituições financeiras credenciadas.
O valor do projeto financiado pelo BNDES varia de acordo com o porte da companhia.
No caso de micro e pequenas, é de até 90%, exceto no financiamento à exportação, que chega a 100% do valor. Para as médias empresas, a porcentagem depende também da linha de financiamento solicitada, mas pode chegar a 80%.
Há restrições. Apenas empresas legalmente constituídas podem obter recursos, e o capital de giro de forma isolada, para compra de matéria-prima, por exemplo, não é financiável.



Informações: www.bndes.gov.br



Texto Anterior: Acessórios
Próximo Texto: Feiras: Comércio tem novidades para festas sazonais
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.