UOL


São Paulo, domingo, 20 de abril de 2003


Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TECNOLOGIA

Evento virtual prolonga vida útil de exposições

FREE-LANCE PARA A FOLHA

Uma nova ferramenta se propõe a maximizar a eficiência no mercado de feiras: a exposição virtual. Dois estandes apresentaram a novidade na semana passada no Exposystems - Congresso Internacional de Soluções Integradas para Feiras e Eventos.
Inédito no setor, o evento contou com a participação de vários palestrantes nacionais e internacionais ligados ao segmento.
A idéia é usar a internet como aliada das feiras reais, e não substituí-las. Foi sobre esse tema a palestra de Sandy Angus, presidente da UFI (União de Feiras Internacionais), que agrega os maiores organizadores de feiras de negócios do mundo. Para ele, a internet pode ajudar aumentando a qualidade das informações "pré-exposição", propiciando o registro antecipado das pessoas nas atividades e facilitando o contato entre compradores e vendedores.
Com a exposição virtual, o consumidor vai à feira sabendo exatamente o que ver, podendo, inclusive, agendar antecipadamente reuniões, solicitar a visita de representantes ou, eventualmente, fechar negócios pelo site.
"Antes, nosso mercado crescia porque as pessoas visitavam as feiras para conhecer as novidades. Hoje elas podem fazer isso pela internet. Por isso os motivos dos visitantes estão mais específicos."
Entre os 40 expositores, estava a Fenet - Feiras na Internet (www.fenet.com.br). Segundo seu diretor comercial, Wyllie Dachtelberg, a ferramenta, além de aumentar o número de frequentadores, estende a vida útil da feira. "Alguém de outro Estado ou país muitas vezes não pode visitar a feira. Na internet, pode."
O expositor tem como enviar convites a seus clientes para a feira real, que, mesmo depois de acabar, continuará no ar pela internet. Para ser incluído na versão virtual, o expositor paga R$ 2 por metro quadrado do estande.
A expositora C-Events.com (www.c-events.com) mostrava serviço semelhante, a R$ 5 o metro quadrado, a partir da segunda participação (a primeira é grátis). Segundo o gerente comercial, Sergio Sanches, 20% do tráfego é de internautas estrangeiros.


Texto Anterior: Agenda: Licenciamento faz sua 1ª feira
Próximo Texto: Anote
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.