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São Paulo, domingo, 20 de julho de 2003


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DICAS PARA REDUZIR GASTOS

Telefone
Aumento provável: de pelo menos 25%, sem previsão*

O uso do telefone pode ser apontado como protagonista entre os gastos desnecessários. Hoje, as operadoras já oferecem opções de bloqueio de ligações para celular ou chamadas a cobrar, por exemplo. Use-os. Você também pode recorrer a soluções tecnológicas que concentram chamadas interurbanas e internacionais transferindo-as a operadoras com tarifas mais atrativas. Conscientizar os funcionários é outro ponto essencial

Gás
Aumento praticado: de 2% a 25% em maio**

Economizar no consumo de gás é uma faca de dois gumes. O gás natural é cobrado em dez faixas de tarifas, dependendo do volume de consumo. Quanto maior o consumo, menor o valor cobrado pelo metro de gás. Na prática, uma padaria que suspende o uso do forno por um turno visando economizar corre o risco de ser enquadrada em faixa com custo superior e gastar mais. A economia deve acontecer dentro da mesma faixa

Luz
Aumento praticado: 10,95% em 4 de julho

As lições aprendidas durante o apagão podem -e devem- ser mantidas em prática hoje. Substituir lâmpadas tradicionais por modelos que economizam energia, desativar todos os pontos de luz ao término do expediente e racionalizar o uso de aparelhos movidos a eletricidade são idéias simples que reduzem os gastos. A cafeteira elétrica pode ser substituída por uma garrafa térmica e até mesmo os condicionadores de ar têm similares a gás

Água
Aumento provável: de até 25% sem data definida

A manutenção do sistema hidráulico é importante pois os vazamentos fazem, literalmente, o dinheiro escoar pelo ralo. As infiltrações são particularmente perigosas: além de representar desperdício de água, podem danificar estrutura e equipamentos. Se o seu negócio opera em sistema de condomínio, desconfie de repentinas mudanças de valores. O uso racional da água deve ser uma meta comum e compartilhada por todos os condôminos


*Dependendo do julgamento do STJ
**Com possibilidade de novo reajuste em outubro
Fontes: consultores, operadoras telefônicas, Sabesp, Comgás e Eletropaulo



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