São Paulo, domingo, 20 de dezembro de 2009


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Reciclagem precisa ser constante

DA REPORTAGEM LOCAL

Não adianta oferecer treinamento sobre os produtos esporadicamente.
Com o permanente aprimoramento dos itens pela indústria, é imprescindível que o empresário se empenhe em manter a equipe de vendas atualizada sobre as alterações, as tendências e o comportamento do consumidor.
A periodicidade, explica Karin Campos, da GVP Consulting Services, depende dos artigos comercializados. "No caso de softwares, [o intervalo] não pode passar de três a seis meses", exemplifica.
Em alguns casos, pode-se recorrer às próprias indústrias -muitas ministram treinamento ao varejista sobre seus produtos.
Mas o papel do empresário não deve se limitar à oferta de cursos, considera o coordenador do MBA em gestão comercial da BBS, Marcelo Assumpção.
Para ele, além de manter um cronograma de treinamentos, o empreendedor tem de participar, buscando educação em vendas para si próprio e "orientando, questionando e formando a equipe".

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