São Paulo, domingo, 21 de janeiro de 2007


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O ouro do Pan

Patrocinadores do Pan recorrem aos serviços de MPEs

Decoração de camarotes, segurança privada, bufê e assistência médica estão entre os mais requisitados

DA ENVIADA ESPECIAL

As grandes companhias estão nas primeiras fileiras do Pan 2007, na posição de patrocinadoras e parceiras oficiais. É por meio delas que muitas micro, pequenas e médias têm conquistado lugar no torneio.
Para desenvolver algumas das ações programadas para o período dos jogos, como campanhas publicitárias, corporações têm requisitado produtos e serviços de firmas menores. Na lista de oportunidades estão decoração de camarotes e serviços de bufê e de segurança.
É o caso do Bob's, responsável pela alimentação do evento. A empresa planeja instalar 120 pontos-de-venda na capital fluminense e, para isso, deve contar com empresas de montagem de estandes e de iluminação, segundo o diretor de operações da firma, Antônio Detsi.
"Não há necessidade de trabalhar com empresas de grande porte. Pequenas têm condições de suprir a demanda", diz.
Detsi afirma que a empresa ainda não fechou contrato com todos os fornecedores. "Temos canais de contato na área de abastecimento do site e costumamos fazer leilão reverso para escolher as firmas", indica.

Sem holofotes
As Indústrias Gráficas Sião são uma das que já garantiram lugar no evento. Estarão incumbidas da elaboração de material gráfico para o Bob's.
"Trabalhar para uma grande empresa serve de credencial", comemora o proprietário da firma, Marcelo Pires Corrêa.
Nos bastidores do evento, estarão também empresas de assessoria, como a Goldenzon Assistência e Consultoria Médica. Contratada pela Golden Cross, companhia responsável pelos serviços médicos, coube a ela avaliar a estrutura necessária para o atendimento das equipes e do público do torneio.
Proprietário da empresa, o médico Sidney Goldenzon diz que, apesar de ser uma área de pouca evidência entre o público em geral, a participação da empresa é valiosa para colocá-la em posição de destaque en-tre especialistas do segmento. "Para a minha empresa, é uma vitrina excepcional", avalia.
Fazer parte do pódio de fornecedores de grandes firmas, porém, exige esforço. Especialistas recomendam investir em contatos com o departamento de compras e verificar as oportunidades disponíveis no endereço eletrônico das firmas.
É pela internet, por exemplo, que o CO-Rio (comitê organizador dos jogos) recruta seus fornecedores. As requisições de produtos e serviços estão no site www.rio2007.org.br.

Novas oportunidades
O Pan 2007 abriu, ainda, mais espaço para micro e pequenas empresas, na avaliação de Ruy Cezar Miranda Reis, da Secretaria Especial Rio 2007.
Cita, como exemplo, o Estádio Olímpico João Havelange. O entorno do local, diz ele, deu espaço a estabelecimentos comerciais e a áreas residenciais.
"Há enorme possibilidade para que os locais possam oferecer oportunidades de negócio e gerar empregos e renda."
Reis afirma que o evento deve contribuir para incluir o Rio de Janeiro no roteiro internacional de turismo esportivo. A cidade abrigará, a partir deste ano, eventos como o Campeonato Mundial de Judô.
"O esporte tem conexão com todo e qualquer ramo de atividade produtiva", assinala.


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