São Paulo, domingo, 22 de maio de 2011


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Pesquisa sem custo é opção para empresa

Levantamento em órgãos de classe e reunião com clientes permitem identificar concorrência e elaborar estratégias

JULIANO MOREIRA
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Viabilizar recursos para realizar pesquisa de mercado é um gargalo para muitos empresários. Mas suprir a lacuna sem movimentar o caixa e ainda obter lucro com a experiência ""graças ao expertise adquirido"" é possível, indicam especialistas.
Instituições como IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) oferecem informações gratuitamente sobre comportamento do consumidor e tendência de mercado.
Órgãos classistas também funcionam como válvulas de abastecimento de dados.
Com base nas informações, é possível identificar estratégias da concorrência, comparar a empresa com o setor e elaborar planos para ampliar a base de consumidores.
"É importante que o empresário tenha o hábito de pesquisar as tendências e o setor", orienta a coordenadora de pós-graduação da Veris Faculdades, Quelen Torres.
Para José Carmo de Oliveira, consultor do Sebrae-SP, nada substitui o contato direto com o consumidor. "Um papo pode ser rico, se o objetivo for claro, como mapear perfil de clientes", diz Torres.
Sem recursos para contratar uma empresa de pesquisa, Izildinha Rigonatti, 57, dona de uma clínica de fisioterapia, foi a campo. "Visitei estabelecimentos e moradores e fiz buscas na internet. Após cinco anos de trabalho, reuni clientes para um café."
"É um trabalho que demora meses, mas que facilita a consolidação do banco de dados", completa Oliveira.


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