São Paulo, domingo, 22 de setembro de 2002


Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

EXPORTAÇÃO

Estimativa é que só 10% das exportações brasileiras são feitas por micro e pequenas empresas

Minoria arrisca cruzar a fronteira

Estima-se que só 10% das exportações brasileiras são feitas por micro e pequenas empresas. A burocracia, a demora nos resultados e até mesmo a falta de um planejamento adequado e realista desanimam a grande maioria dos empreendedores.
Mas percorrer esse caminho leva o empresário a conhecer melhor seu produto, seus concorrentes e, principalmente, definir estratégias de longo prazo. Antes, porém, é preciso saber os benefícios da exportação e se são interessantes para a empresa.
Um planejamento detalhado, com a análise do produto, da empresa e do mercado, é o próximo passo. Por último, após tomada a decisão de exportar, vem o plano de ação, com tudo o que deve ser feito para que a exportação se concretize.
Acompanhe, no quadro ao lado, um roteiro para cada uma dessas fases.



Texto Anterior: Na Prática: "Crédito ruim" põe fábrica em maus lençóis
Próximo Texto: Crédito existe, mas poucos conseguem
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.