São Paulo, domingo, 22 de setembro de 2002


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RAIO X

Apesar do "céu de brigadeiro" no segmento, a competitividade é grande, e o retorno, demorado

Azul é a cor do setor de serviços

Os especialistas são unânimes: serviços é o setor da economia que mais cresce no Brasil. Dados do IBGE (Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) deste ano revelam que sua representatividade no PIB (Produto Interno Bruto) é de 58%. Traduzindo: a participação em valores de todo bem ou serviço produzido dentro do país supera a da indústria e a do comércio. Em Santa Catarina, 40,1% da população que exerce algum tipo de atividade remunerada trabalha com serviços, sendo que 98,8% em micro e pequenas empresas.
No segmento de franquias, o faturamento no setor de serviços saltou de R$ 4,9 bilhões, em 2000, para R$ 5,1 bilhões, em 2001. André Friedheim, diretor da ABF (Associação Brasileira de Franchising), justifica o crescimento na profissionalização das empresas. "O Brasil está saindo de uma cultura amadora, como a das antigas lavanderias de famílias, por exemplo, para oferecer serviços sérios, de qualidade, e o consumidor está atento a isso."
Armando Lourenzo, professor da FIA/ USP (Fundação Instituto de Administração da Universidade de São Paulo), diz que está em alta todo tipo de serviço que facilite a vida de quem trabalha fora. Já Paulo Sandroni, da PUC (Pontifícia Universidade Católica), diz que "o empreendedor precisa identificar um nicho pouco explorado, como, por exemplo, serviço funerário para animais de estimação". Ambos ressaltam a importância de ter capital. "A competitividade é muito grande, e o empreendedor tem de primeiro investir para depois ganhar."
O pesquisador Claudio D'Ipolitto, da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), lembra que o setor de serviços é muito amplo (de atividades simples, como limpeza, até de conhecimento específico, como consultoria). "A pessoa tem de ver se o negócio que ela quer abrir tem mercado, se ela vai inovar. É um setor promissor, mas isso não significa sucesso garantido."


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