São Paulo, domingo, 23 de maio de 2010


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PÓS-2014

Avaliação de longo prazo determina o sucesso da empresa

Investimentos devem considerar estratégia para a fidelização de clientes após o torneio

DE SÃO PAULO

A euforia do mercado com o potencial da Copa-2014 pode camuflar uma questão que deve ser avaliada desde já -o pós-evento.
Analistas consultados pela Folha afirmam que ganhar clientes e incrementar a qualidade de produtos e serviços são efeitos desejados para depois do Mundial.
"Parte dos investimentos feitos, no entanto, talvez tenha de ser desmobilizada, correndo-se o risco de prejuízo", pondera José Carlos Pinto, sócio da Ernst & Young.
É necessário, portanto, analisar tendências e cenários para o fim dos eventos. Na empolgação, o empresário pode se endividar, indica André Coutinho, da KPMG.
Dono de uma franquia do CNA, o administrador Leonardo Lagnado, 25, tem delineados os planos para os próximos seis anos.
Quando comprou a franquia, em novembro de 2009, por cerca de R$ 200 mil, considerou a ampliação da demanda por aulas de idiomas.
Sua unidade deve alcançar 500 alunos até o fim do ano -hoje tem 240-, dos quais 100 devem procurar cursos pensando em qualificação para a Copa e as Olimpíadas, segundo Lagnado.
O pós-evento deve ficar por conta das rematrículas. A rede tem taxa de 70%, mas ele espera algo entre 80% e 85%. "Parte desses alunos devem querer se especializar e fazer outros programas."
Outra rede de escolas de idioma, a Fisk, também aposta na retenção de alunos para o período pós-evento.
A expectativa é que a empresa tenha crescimento de 20% ao ano em faturamento e em número de alunos e de unidades até 2014 -a taxa atual é de 15% ao ano, segundo Christian Ambros, diretor da Fundação Fisk.
Os investimentos feitos para impulsionar os negócios durante a Copa e as Olimpíadas devem se propagar para além de 2016 na Yes Rent a Car, diz Raimundo Teixeira, diretor de franchising.
"Teremos pessoal mais qualificado e frota maior para atender à demanda latente do país", planeja.
(JV)


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