São Paulo, domingo, 23 de outubro de 2011


Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Custos de logística e ampliação de escala devem ser planejados

DE SÃO PAULO

Antes de vender produtos no exterior, pequenos empresários devem se preparar para mudanças de produção, contratação de funcionários e gastos com logística.
"Erros na escala [como não produzir o volume suficiente] são os mais comuns", avalia Paulo Vicente, professor de estratégia empresarial da Fundação Dom Cabral.
Antes de exportar em grandes quantidades, o empreendedor deve começar com pequenas vendas, opina Maria Aparecida de Santos, coordenadora do curso de comércio exterior da pós-graduação da Faap (Fundação Armando Álvares Penteado).
Assim, explica, adquire capital para custear os gastos de entrega e produção em escala superior. "Exportar não é só vender para empresas estrangeiras mas também criar um relacionamento de negócios com elas", define.
Ao fidelizar clientes, reitera, "torna-se possível planejar os custos totais e o faturamento com mais precisão".
O empresário também não deve negligenciar gastos com logística, que têm alta representatividade nos custos da exportadora, indica Vicente.
Crescer de forma sustentável, complementa, é o maior desafio de micro e pequenas empresas que exportam.



Texto Anterior: O que avaliar antes de exportar
Próximo Texto: Feira 1: Amazônia congrega técnicas inovadoras
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.