São Paulo, domingo, 25 de abril de 2004


Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FRANCHISING

Associação Brasileira de Franchising concedeu prêmio à entidade e outorgou selo de excelência a 41 redes do país

Fundação Fisk é eleita franqueadora do ano

FREE-LANCE PARA A FOLHA

A Fundação Richard Hugh Fisk, que opera as escolas de idiomas Fisk e PBF, foi eleita a rede franqueadora de 2003 no "Prêmio ABF Destaque", que é promovido há dez anos pela Associação Brasileira de Franchising.
"Foi uma surpresa", afirmou o criador da rede, Richard Hugh Fisk, 81, que nasceu nos EUA e veio para o Brasil em 1950. "Trabalhamos naturalmente, sem pensar em nada dessa natureza." A Imaginarium venceu em 2002.
A premiação aconteceu na quinta-feira, juntamente com a outorga do Selo de Excelência em Franchising 2003. Neste ano, 41 redes, das 53 inscritas, foram chanceladas.
Em relação ao ano anterior, houve um crescimento de 43% no número de interessadas em receber o selo. "É um bom sinal, pois redes que não estão bem não se inscrevem", afirma Melitha Prado, da Comissão de Ética da ABF. A entidade não divulga os nomes de quem não obteve o selo.
A análise, que neste ano ficou mais rigorosa, verificou se a empresa respeita a lei, se é idônea (o que significa, entre outras coisas, conferir se há pendências em cadastros como o da Serasa) e se tem alto índice de satisfação dos franqueados. Também houve entrevistas com ex-franqueados.
A ABF adverte, contudo, que comprar uma franquia de uma rede com o selo não é garantia de sucesso. O selo, diz a entidade, não avalia o produto e o negócio, apenas relações de franchising.
Pesquisa feita entre as inscritas revelou que 80% dos franqueados comprariam novamente a sua franquia. Já o índice de performance da marca (satisfação dos franqueados em relação a itens como lucratividade e retorno do investimento) foi de 64,2%.
Régis Fabiano de Carvalho, 41, dono de duas unidades da Multicoisas (materiais para reparos), foi o franqueado do ano.

Folha
Matéria da edição "Eleja sua franquia", publicada em 25 de maio de 2003 em Negócios e de autoria de Bruno Lima e de Edson Valente, venceu na categoria Jornalismo - Reportagem de Jornal.


Texto Anterior: Característica associativa é fator relevante
Próximo Texto: Display: M.Martan quer continuar expansão com franquias
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.