São Paulo, domingo, 26 de novembro de 2006


Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Empreendedores mirins fazem sucesso nos Estados Unidos

Invenções de crianças e jovens ganham as prateleiras

Bruno Miranda - 28.ago.2006/Folha Imagem
Nos EUA, jovens de apenas 13 anos tornam-se empreendedores


DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Uma nova geração de empresários precoces vem surgindo no mercado norte-americano: medem pouco mais de um metro e não têm idade para dirigir, mas têm conseguido fazer com que suas invenções faturem milhares de dólares por ano.
Jasmine Lawrence, 15, é uma das melhores representantes dessa nova classe de jovens empreendedores que decidiram dedicar seus esforços, antes centrados em vender limonada ou cuidar de crianças menores, a negócios mais lucrativos.
Sob o lema "jovem e conseguindo", essa adolescente afro-americana dirige a Eden Bodyworks, uma pequena empresa dedicada à elaboração de produtos naturais de beleza que fundou com apenas 13 anos.
Segundo conta em sua página na internet, a idéia surgiu de uma necessidade pessoal. Lawrence, cansada de utilizar materiais que danificavam seus cabelos, decidiu aproveitar seus conhecimentos em substâncias naturais para criar um produto que cuidasse deles.
Foi depois de assistir a uma palestra de introdução ao mundo dos negócios orientada às crianças que decidiu dar o salto. "Eles me motivaram", comenta a jovem em seu site.
Com um investimento inicial de US$ 2.000 para comprar óleo, potes de plástico e o restante dos materiais, Lawrence converteu seu quarto em fábrica da empresa, onde produzia apenas um produto, vendido em pequenos estabelecimentos de Williamstown, Nova Jersey.
Graças ao boca a boca, o sucesso não tardou em aparecer. Atualmente, ela produz sete itens que chegam a oito Estados -a fábrica foi ampliada e levada à garagem de sua casa.
No ano passado, a jovem empresária obteve faturamento de US$ 15 mil, dos quais quase 60% de margem de lucro, e está prestes a firmar contrato de distribuição com o Wal-Mart.

No hospital
Spencer Whale é outro exemplo de talento precoce. Aos seis anos, inventou um brinquedo que serve para que crianças possam tornar a estada em hospital mais agradável -e para que enfermeiros não tenham de correr pelos corredores com suporte de soro.
Sua idéia, o KidKare Riding Car, um colorido carro de pedais que também serve de suporte para aparelhos médicos, ganhou um concurso e, pouco depois, esse jovem de Pittsburgh, que agora tem 14 anos, vendeu sua licença para fabricação em grande escala.
Foi um longo e difícil processo, mas, atualmente, seu invento é um dos brinquedos mais populares nas salas de medicina infantil de centenas de hospitais nos Estados Unidos.
Foi exatamente a dificuldade que esses pequenos gênios encontram para dar uma saída comercial a suas criações o que levou Norm Goldstein a criar a By Kids For Kids, uma empresa que ajuda as crianças a lançar seus produtos no mercado.
"Existem muitas competições que apresentam as invenções das crianças, mas não há uma intercâmbio empresarial que aposte na pesquisa, no desenvolvimento e na comercialização das idéias que propõem."
O próprio empresário viveu esse desinteresse das empresas quando sua filha, Cassidy, inventou, aos 11 anos, um suporte para pintar com bastões de giz de cera, evitando que eles quebrassem ou manchassem.
Sob a premissa de dar uma chance às crianças, Goldstein fundou sua firma, que investe até US$ 40 mil por projeto, proporcionando às crianças assessorias jurídica e de marketing.
Em troca da divisão do montante que a invenção gera, os jovens se beneficiam do acordo de fabricação que a By Kids For Kids mantém com grandes empresas da indústria de brinquedos -por exemplo, a Mattel.


Texto Anterior: Nichos
Próximo Texto: Porteiro Zé vai se tornar animação
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.