São Paulo, domingo, 28 de janeiro de 2007


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A JÓIA DA COROA

Consultores defendem ponderação ao aderir às coleções das passarelas

Empresário deve adaptar as tendências ao público

MARIA CAROLINA NOMURA
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Nas roupas, cores sóbrias -como tons de cinza. Nos acessórios, estampas de onça, zebra, couro e ouro envelhecido. As variações mostradas na São Paulo Fashion Week apontam para as tendências da temporada outono/inverno deste ano.
Entretanto, para que o lojista consiga vender esse material, é fundamental que ele conheça os desejos de seu público-alvo, de acordo com o diretor executivo do IBModa (Instituto Brasileiro de Moda), André Robic.
"Não adianta o empresário copiar o que é tendência se não for do gosto de seus consumidores. Conheço casos de lojas que se propuseram a acompanhar a última moda. O público -que era das classes C e D e menos ligado às inspirações internacionais- não gostou", diz.
Para o consultor de moda Otávio Pereira Lima, professor do Senac, o empreendedor deve adaptar as informações de moda mais recentes ao gosto da clientela para não ter uma vitrina desatualizada.
"Se a consumidora é uma mulher de 35 a 45 anos e a cor da moda é o amarelo, ela pode usar um terninho cáqui com um detalhe dessa cor. Para homens, apenas um forro interno da camisa resolveria", diz.

Armadilhas
A tendência, na avaliação de André Robic, não é definida por uma pessoa. "Ela é um humor coletivo, uma cultura geral que está em todos os lugares", diz.
O empresário deve ainda estar atento quando abastecer a loja com as roupas da tendência: entre o desfile e a venda, há um lapso de tempo a ser considerado.
"O camuflado, por exemplo: era a aposta de um verão, mas, quando chegou a estação, ninguém agüentava mais ver a estampa", explica Robic. Ele acrescenta que "cores mais sóbrias não cansam com rapidez, diferentemente de estampas com um efeito visual forte".
As apostas também não são consenso entre especialistas. A consultora Costanza Pascolato, por exemplo, diz acreditar que estampas como as de onça e zebra "não decolarão em roupas, mas em acessórios".


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