São Paulo, domingo, 28 de agosto de 2011


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Ação coletiva leva inovação às empresas

Grupo de pessoas colabora na criação e no desenvolvimento de produtos

Rafael Andrade/Folhapress
Fábio Seixas, da Camiseteria, que cresceu 95% em 2010

FELIPE GUTIERREZ
DE SÃO PAULO

A loja virtual Camiseteria tornou-se conhecida pela forma como desenvolve produtos: por concurso on-line. O desenho mais votado vira estampa em uma camiseta -qualquer pessoa pode enviar ilustrações para participar.
Quem entra no site dá às criações notas que variam de "0 -detestei" a "5 -uau! Faz meu estilo! Eu compraria". "Conseguimos saber de quais estampas nosso público mais gosta", diz Fábio Seixas, 36, dono da empresa.
A estratégia da Camiseteria chama-se "crowdsourcing", neologismo em inglês que significa terceirizar tarefas para um grupo de pessoas. Em tempos de internet, o processo torna-se simples.
Esse tipo de colaboração acontece em diversas áreas. Há iniciativas voltadas ao desenvolvimento de logotipos e, mais recentemente, ao teste de softwares e aplicativos.
Existe ainda o financiamento coletivo, também conhecido como "crowdfunding", cujo objetivo é auxiliar empresas com projetos inovadores a captar recursos.
No país, esses movimentos começam a ganhar força. Uma das evidências é a 1ª Conferência Internacional de Crowdsourcing, Cocriação e Comunidades no Brasil (www.conferenciacrowdsourcing.com.br), que começa amanhã em São Paulo.

SOLUÇÃO
Marina Miranda, 39, sócia da Mutopo, consultoria especializada em "crowdsourcing", define o modelo como "uma produção que usa conhecimentos coletivos e voluntários para resolver problemas e criar conteúdos, soluções ou novas tecnologias".
Analistas, no entanto, veem problemas na novidade. O economista Rogério Costanzi, por exemplo, diz que esse é um caso no qual "a remuneração não reflete referenciais de produtividade".
Alex Primo, professor de comunicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, diz que "há exploração [da mão de obra], mas viabilizam-se projetos".


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