UOL


São Paulo, domingo, 29 de junho de 2003


Próximo Texto | Índice

Setor aposta em clássicos como a Pantera Cor-de-Rosa e na volta de sucessos como "Cavaleiros do Zodíaco"

Licenciamento renova "velha-guarda"

Divulgação
"Cavaleiros do Zodíaco", considerada um sucesso de vendas


ROSANGELA DE MOURA
ENVIADA ESPECIAL A NOVA YORK

"Cavaleiros do Zodíaco", "Liga da Justiça", "Thunderbirds", "Ursinhos Carinhosos", "Meu Pequeno Pônei", "Astro Boy" e "O Rei Leão" são as novidades da nova safra de licenciamentos que chega ao Brasil. Isso mesmo. Em 2003.
Para tentar conquistar uma nova geração de consumidores, os personagens já consagrados no passado estão entre as maiores apostas do segmento neste ano, juntamente, é claro, com as figuras inéditas que estrelam os lançamentos em desenhos animados.
Os "velhos" personagens estarão de volta em novas séries para a televisão e alguns até em longas-metragens para os cinemas.
É o que apontam as tendências da feira Licensing Show (www.licensingshow.com), a maior do mundo no setor, ocorrida há duas semanas em Nova York (EUA).
Os personagens Muppets já estão sendo trabalhados por aqui pelo agente Redibra. A boneca Moranguinho, por sua vez, recebeu projeto de licenciamento com programa de TV exclusivo, prometido pela Exim para este ano.
"Cavaleiros do Zodíaco", desenho exibido na década de 90 e considerado até hoje um fenômeno do licenciamento, está de volta, com previsão de estréia para agosto no Cartoon Network e para o início de 2004 na Globo. Além disso, ganhará novos episódios.
Os super-heróis vão se juntar novamente na "Liga da Justiça" para proteger a Terra. A Warner lançou 52 novos episódios da série, a ser exibida no Cartoon Network e, em seguida, no SBT.
"Thunderbirds", sucesso no Brasil na década de 60, foi remasterizada e teve o som digitalizado. O trabalho de licenciamento ainda vai contar com um filme, que será lançado em 2004, e novos episódios, em pré-produção. Contando com a ajuda dos pais saudosos, a Connect, que detém a marca no país, quer atingir as crianças de sete a 12 anos.
O desenho "Astro Boy", mistura de ação e fantasia em uma civilização de robôs do futuro, também está de volta. Mesmo caminho segue a série "Ursinhos Carinhosos", que será reexibida na TV e ganhará um filme.
Já clássica, a Pantera Cor-de-Rosa, que completa 40 anos, ganhará um tratamento especial de licenciamento, com novo visual e episódios inéditos. O gato Garfield, que completou 25 anos, terá um parque de diversões nos EUA e um filme. "Os Simpsons", que em 2004 apaga 15 velinhas, estará a partir de julho na Globo e em outubro na 14ª temporada na Fox.

Os novos
Uma pesquisa feita nos EUA revelou que as meninas de oito a 12 anos consideram Lizzie McGuire uma das personagens favoritas da TV, ao lado das Meninas Superpoderosas e de Bob Esponja.
Lizzie ganhou um longa-metragem, que será exibido em julho no Brasil, e ainda foi reestilizada para o programa de licenciamento oferecido pela Disney.
Outra aposta são as bruxinhas da revista "Witch", que vão virar série de TV e longa-metragem.
Nova safra de desenhos japoneses também desembarca no país, como "MegaMan" (super-herói virtual), de olho nos garotos de seis a 12 anos. Já Katie, protagonista da série "Mirmo" (nome da fada que vira sua amiga), chega para tentar ganhar as meninas.

Rosangela de Moura viajou a convite da Imagine Action/Dalicença


Próximo Texto: Longas-metragens voltam a ter cartaz
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.