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À LUZ DA INOVAÇÃO
Empreendedor desconhece apoios
Entidades como Fapesp, Finep e Sebrae oferecem ajuda a quem deseja inovar na produção
DA REPORTAGEM LOCAL
Se não são muitos aqueles focados em inovação, os que conhecem os meandros para conquistar apoio de uma entidade
externa são ainda mais raros.
Muitas vezes, a chave para o
aumento da competitividade
de pequenas empresas está justamente em encontrar a ferramenta correta para colocar em
prática projetos inovadores.
Isso porque um problema
paralisante para o empreendedor pode ter uma solução já
descoberta pelo pesquisador.
Dentre essas vias estão incentivos governamentais e programas das agências de fomento à inovação de instituições
como a Fapesp (Fundação de
Amparo à Pesquisa do Estado
de São Paulo), a Finep (Financiadora de Estudos e Projetos),
ligada ao Ministério de Ciência
e Tecnologia, e o Sebrae.
De acordo com a Anpei, 62%
das pequenas e médias dizem
desconhecer os incentivos públicos dos quais dispõem. "A
maioria tem medo do governo,
por isso não busca incentivos",
justifica o empresário Martín
Izarra, da Brapenta Eletrônica.
Focado no desenvolvimento
de pequenas empresas de base
tecnológica (como as de tecnologia da informação e biotecnologia), o Pipe (Programa de
Inovação Tecnológica em Pequenas Empresas), da Fapesp,
em dez anos, já apoiou mais de
700 firmas. "As mais bem-sucedidas não vieram de incubadora", diz Carlos de Brito Cruz.
No Sebrae, a principal ferramenta é o Sebraetec, que oferece consultoria tecnológica e
subsídios de até 80% do valor
do projeto, além de propiciar a
aproximação das empresas
com institutos tecnológicos para a implantação da idéia.
"Não podemos segregar a
maioria das empresas [as que
não têm base tecnológica] porque elas também necessitam de
apoio", explica Marcelo Dini
Oliveira, do Sebrae-SP.
(AR)
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