São Paulo, domingo, 30 de dezembro de 2007


Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Erico Verissimo

Tempo e o Vento

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

O "Tempo e o Vento" é um daqueles romances que, além de terem papel fundamental na história da literatura, deixam marca indelével no leitor.
Talvez a razão seja não só o talento de Erico Verissimo mas também o tamanho da obra: são três volumes ("O Continente"," O Retrato" e "O Arquipélago") que, de tão extensos, às vezes são divididos em sete.
A trilogia narra a história do Estado do Rio Grande do Sul entre 1680 e 1945, e seu personagem principal não é um indivíduo, mas uma família-a Terra-Cambará, que passa a existir com o casamento de Bibiana Terra com Rodrigo Cambará.
O livro constantemente volta ao "mito fundador" da família -o romance entre Ana Terra e o índio Pedro Missioneiro.
Tudo o que os seus descendentes constroem ou conquistam parece fazer parte de uma unidade, que gira emtorno deuma "dinastia"comuma todos.
Dessa maneira, o trabalho acaba configurando-se em uma forma de legar alguma coisa para o próximo, mais do que simplesmente enriquecer ou tornar- se poderoso e influente.
Durante a leitura, o empresário tende a se fazer duas perguntas.
Em primeiro lugar: "De onde veio o que eu tenho?" Em segundo:"Para onde vai?"


O Tempo e o Vento, parte 1: O Continente 1
ERICO VERISSIMO
Editora:
Companhia das Letras
Quanto: R$ 51 (400 págs.)


Texto Anterior: Por que ler?
Próximo Texto: Por que ler?
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.