São Paulo, domingo, 30 de dezembro de 2007


Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Choderlos de Laclos

As Relações Perigosas

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Na França do final do século 18, a aristocracia encontrava-se no pináculo de sua decadência.
Logo a revolução estouraria, levando a burguesia ao poder -e os nobres à forca.
Mas, enquanto isso não acontecia, os personagens do romance "As Relações Perigosas", publicado em 1782, divertiam-se com jogos cruéis.
O livro é uma reunião de cartas trocadas entre alguns dos personagens da trama, sobretudo os protagonistas, a marquesa de Merteuil e o visconde de Valmont, ex-amantes.
Nelas estão registradas todas as tramóias da dupla. E não são poucas, a maioria com resultados funestos-como a morte de madame de Tourvel e a reclusão de Cécile de Volange.
No fim do livro, essas correspondências, porém, deixam de ser apenas registro e se tornam arma perigosa. Para vingar-se da marquesa, o visconde faz circularem por Paris duas delas. É o fim imediato de sua boa reputação- e fim também do livro.
Além de um excelente texto com descrições impressionantes da maldade humana, "As Relações Perigosas" é exemplo de que todo o cuidado é necessário para manter a imagem construída ao longo da vida.
Confidencialidade e calculismo são aspectos-chavena trama.


As Relações Perigosas
CHODERLOS DE LACLOS
Editora:
Nova Cultural
Quanto: R$ 19,90 (318 págs.)


Texto Anterior: Por que ler?
Próximo Texto: Por que ler?
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.