São Paulo, segunda-feira, 03 de maio de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

DESCOBERTAS

Alzheimer e dieta
Adultos mais velhos parecem ter menor risco de desenvolver o mal de Alzheimer se tiverem uma dieta rica em peixes, aves, frutas, nozes, folhas verde-escuras, legumes como brócoli e couve-flor e tempero de óleo e vinagre na salada, descobriu um novo estudo.
Entre os idosos cuja dieta incluía a maioria desses alimentos, o risco de Alzheimer era mais de um terço menor ao longo de quatro anos do que entre aqueles que comeram menos desses alimentos e mais produtos gordurosos e laticínios, manteiga, carne vermelha e vísceras. A combinação alimentar associada ao menor risco é baixa em gordura saturada e rica em nutrientes como ácido fólico, vitamina E e ácidos graxos ômega-3 e ômega-6.
O trabalho, publicado em 12 de abril em "Archives of Neurology", relatou conclusões sobre 2.148 idosos (média de 77 anos) que viviam no norte de Manhattan, nenhum dos quais tinha demência no início do período do estudo. Quatro anos depois, 253 tinham desenvolvido o mal de Alzheimer.
Nikolaos Scarmeas, principal autor do estudo e professor assistente de neurologia no Instituto Taub da Universidade Columbia, reconheceu que o estudo não prova uma relação de causa e efeito. Mas acrescentou: "Sabemos que esses alimentos são associados a resultados benéficos para outras doenças médicas".
RONI CARYN RABIN

Álcool e alergias
Fungando, espirrando e lutando na temporada de alergias deste ano? Talvez seja melhor você deixar o álcool de lado por um tempo. Estudos revelaram que o álcool pode causar ou agravar os sintomas de asma e rinite alérgica (febre de feno), como espirros, coceira, dor de cabeça e tosse.
Cerveja, vinho e licores contêm histamina, produzida pelo fermento e pelas bactérias durante a fermentação. A histamina, é claro, é a substância química que provoca os sintomas alérgicos. Vinho e cerveja também contêm sulfitos, grupo de substâncias conhecidas por causar asma e outros sintomas de tipo alérgico.
Em um estudo de 2005, cientistas suecos examinaram milhares de pessoas e descobriram que, comparadas com a população em geral, as que tinham diagnósticos de asma, bronquite e rinite alérgica tinham muito maior probabilidade de sofrer espirros, coriza e "sintomas nas vias aéreas inferiores" após beber álcool.
O vinho tinto e o branco eram os gatilhos mais frequentes, e as mulheres tinham quase o dobro de probabilidade que os homens de ser afetadas.
Outro estudo com milhares de mulheres publicado na revista "Clinical and Experimental Allergy" em 2008 descobriu que tomar mais de dois copos de vinho por dia quase duplica o risco de sintomas alérgicos, mesmo entre mulheres que não tinham alergias no início do estudo.
ANAHAD O'CONNOR

A origem das formigas
A primeira formiga fóssil da África, descoberta em âmbar que data de 95 milhões de anos, desafia uma teoria antes aceita de que as formigas se originaram na América do Norte ou no Extremo Oriente.
A descoberta faz parte de um estudo maior publicado em "Proceedings of the National Academy of Sciences" que identifica 28 insetos fossilizados, uma aranha e um ácaro, assim como diversos espécimes vegetais presos no âmbar na Etiópia.
Os insetos, os mais antigos já identificados na África, são do período Cretáceo. Também há diversos fungos, samambaias e esporos até então desconhecidos. Até agora, paleontologistas supunham que as formigas fossem originárias da América do Norte ou do Extremo Oriente porque os únicos fósseis conhecidos eram dessas regiões, disse o biólogo Alexander Schmidt, principal autor do trabalho.
Ele está convencido de que novas análises revelarão mais sobre a evolução das formigas e como a formiga etíope se relaciona biologicamente com formigas cretáceas do hemisfério Norte.
O trabalho é o cume de cinco anos de estudos de 20 pesquisadores de sete países, incluindo especialistas na datação do âmbar e especialistas em diversos insetos e vegetais.
SINDYA N. BHANOO



Texto Anterior: Aparelho monitora gastos elétricos domésticos em diversos horários
Próximo Texto: Nave espetacular tem sua apresentação prorrogada
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.