São Paulo, segunda-feira, 05 de julho de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Programa almeja reduzir lentidão de PCs

ANNE EISENBERG
ENSAIO

A Soluto, empresa com sede em Tel Aviv, quer ajudar os donos de PCs a minimizar os períodos irritantes em que o computador funciona mais lentamente.
O software criado pela empresa funciona em segundo plano nos PCs, colhendo dados sobre demoras em respostas de programas e enviando as informações aos servidores da empresa para serem analisadas, disse Tomer Dvir, cofundador e executivo-chefe da Soluto.
A companhia oferece um programa gratuito que visa resolver um mal clássico dos computadores: a demora na inicialização, ou boot (o programa pode ser encontrado no site www.soluto.com). Roee Adler, executivo-chefe de produtos da firma, disse que o programa analisa o processo de inicialização, registrando quanto tempo leva e sugerindo maneiras de reduzir esse tempo, em muitos casos "pela metade ou mais".
Testei o programa e reduzi meu tempo de inicialização de 2 minutos e 40 segundos para 1min44. Removi alguns aplicativos da sequência de inicialização, deixando que entrassem em ação depois. "Pausei" outros aplicativos que não uso diariamente.
A Soluto também busca soluções para outros tipos de lentidão, como as interrupções que ocorrem quando se está usando o Excel ou digitando no Word, no momento em que outro aplicativo de repente comanda recursos do Windows, provocando uma suspensão temporária do funcionamento.
Adler disse que, em muitos casos, é difícil encontrar a origem das demoras, porque o Windows opera em muitos modelos diferentes de computador; cada um deles tem seu complemento próprio de downloads e dispositivos, todos competindo por atenção.
Para localizar a origem de cada lentidão, a Soluto emprega uma abordagem estatística, disse Dvir.
"Quando se analisam milhões de máquinas e milhões de usuários, os problemas começam a se repetir."
Esses milhões de usuários ainda estão no futuro, assim como estão suas soluções para os problemas do Windows. Para conseguir esses usuários, disse Adler, a Soluto pretende oferecer versões gratuitas de seus produtos.
Enquanto opera nos PCs dos clientes, o programa vai analisar problemas e publicar soluções, sem interferir e resolver o problema diretamente; isso terá que ser feito pelo usuário. Mas, disse Dvir, haverá uma versão premium do programa que vai resolver os problemas automaticamente e que será cobrada.
As fases de lentidão em PCs geralmente ocorrem porque aplicativos como atualizações de softwares disputam os recursos da máquina. "Ter dez desses softwares operando no segundo plano -isso é muita coisa", disse Adler.


Texto Anterior: Onde petroquímicos fomentam vida
Próximo Texto: Arte & Estilo
Marc Anthony relança canções de sua juventude

Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.