São Paulo, segunda-feira, 12 de setembro de 2011

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Arte & Estilo

'Gravando', dizem as indianas

Por ANUPAMA CHOPRA

MUMBAI, Índia - A diretora Zoya Akhtar ri quando conta a história do operador de Steadicam que trabalhou em seu primeiro filme, "Luck by Chance". Ele tinha trabalhado anteriormente com o irmão mais novo dela, Farhan, diretor e ator que estava fazendo o papel principal no filme de Akhtar. Ela e seu irmão se sentavam atrás do monitor quando o operador preparava as tomadas. Depois de cada tomada, ele se voltava a Farhan, ao invés de Zoya, para checar se estava certo.
Na terceira vez em que isso aconteceu, "eu o chamei de lado", ela recordou em uma entrevista, "e lhe disse educadamente: 'Eu sou a diretora do filme. Se você puder aceitar isso, ótimo. Se não, não vamos poder trabalhar juntos.' Ele ficou extremamente sem jeito e falou 'não, não, você é como se fosse minha irmã'. Eu cortei na hora. Falei: 'Não sou sua irmã, sou sua diretora. Você consegue encarar?' Ele disse que sim, e agora trabalhamos juntos sempre."
Akhtar tem 38 anos e faz parte de um grupo emergente de diretoras de cinema que vem transformando Bollywood, a indústria cinematográfica baseada em Mumbai e que produz filmes falados em hindi. No passado, as cineastas mulheres eram em grande medida relegadas a filmes de arte e orçamentos menores. Agora, porém, Akhtar e outras mulheres vêm tendo sucesso onde o sucesso mais conta: nas bilheterias.
O trabalho mais elogiado do momento em Bollywood é o segundo filme de Akhtar, "Zindagi Na Milegi Dobara" (Você Só Vive Duas Vezes). O público e a crítica vêm aderindo ao filme, que trata de três amigos, homens, que se redescobrem durante uma viagem de carro na Espanha. O filme estreou em julho no primeiro lugar das bilheterias de Bollywood, na sétima posição no Reino Unido e na décima quinta nos EUA. Arrecadou US$19 milhões em suas primeiras cinco semanas em cartaz, tornando-se o terceiro maior sucesso do ano em Mumbai.
Pelo menos algumas pessoas tomaram nota do fato de que foi uma mulher quem dirigiu o melhor "bromance" _um filme sobre uma amizade masculina complicada_ dos últimos dez anos em Bollywood. Além disso, "Zindagi Na Milegi Dobara" foi escrito por uma mulher: a história e o roteiro são de Akhtar e Reema Kagti, diretora que está concluindo seu segundo filme, um policial protagonizado por Aamir Khan.
Um fato interessante é que, diferentemente de cineastas mulheres anteriores, esta nova geração não está fazendo filmes centrados em mulheres. Zoya Akhtar disse que não lhe passou pela cabeça converter em mulheres os amigos retratados em "Zindagi Na Milegi Dobara", "porque isso teria sido muito diferente".
Mira Nair, uma das primeiras cineastas indianas a ficar mundialmente conhecida, disse que as novas diretoras "pensam de modo mais amplo. O cinema que fazem é um reflexo do mundo delas."
Estas cineastas não vieram do nada. Kiran Rao, que estreouna direção com "Mumbai Diaries", é casada com Aamir Khan, e Zoya Akhtar é filha do escritor Javed Akhtar.
Inegavelmente, elas receberam ajuda importante de familiares e amigos.
Para Akhtar, porém, a discussão sobre a discriminação às mulheres é perda de tempo. "É claro que há um fundo de verdade, mas somos garotas crescidas", disse. "Temos que lidar com isso."


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