São Paulo, segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Rainha do rockabilly em alta

Por MELENA RYZIK

Quando Wanda Jackson, 73, subiu recentemente ao palco para um show com ingressos esgotados no Brooklyn, em Nova York, ouviram-se uivos e rosnados de gato selvagem, e os quadris giraram -tudo isso foi da própria cantora.
O público a seguiu rapidamente, com um coro se unindo à canção "I Gotta Know". Ela a gravou em 1956, pouco depois que começou a namorar Elvis Presley.
Elvis mudou sua vida. Em 1958, Jackson gravou "Let's Have a Party", que ele apresentou originalmente. Sua versão foi um sucesso, solidificando seu lugar na história da música entre as primeiras mulheres a gravar um rock. Desde então, ela variou do rock ao country ao gospel e conquistou um grupo de fãs fiéis como a "Rainha do Rockabilly".
Hoje, como Johnny Cash e Loretta Lynn, ela trabalha com um produtor mais jovem. "The Party Ain't Over" [A festa não acabou], o primeiro álbum de Jackson em oito anos, está sendo produzido por Jack White, um paradigma do rock contemporâneo, que já fez parte dos White Stripes. Todas as pessoas envolvidas esperam que ele dê a Jackson um nível de atenção semelhante ao de seus contemporâneos mais famosos, como Buddy Holly, Jerry Lee Lewis e Johnny Cash. "Ela é influência para todas as cantoras modernas", disse White.
Desde que foi descoberta aos 15 anos em Oklahoma City, a carreira de Jackson foi traçada por homens: Hank Thompson, o astro country que a contratou; Elvis, que a incentivou a cantar rock em vez de country; Wendell Goodman, seu marido há 50 anos, gerente de suas turnês e companheiro constante; e agora White. Mas, durante tudo isso, ela se tornou um emblema reluzente da independência feminina, testando os limites com seu estilo avançado e letras sobre homens maus e mulheres decididas.
Terry Stewart, presidente e executivo-chefe do Hall da Fama do Rock and Roll, disse: "Ela continua trabalhando uma espécie de som de gata selvagem e já tinha isso quando jovem, o que era bastante desconhecido na época".
Jackson foi redescoberta em 2009 como uma influência poderosa. E continua fazendo turnês nos Estados Unidos e no exterior.
Ela temeu que seus fãs de rockabilly se revoltassem se ela gravasse material contemporâneo. Mas White, que escutou Jackson pela primeira vez quando era adolescente em um cover das 5678s, um grupo de garotas japonesas, a deixou rapidamente à vontade, com a ajuda das canções conhecidas que escolheu: "Rum and Coca-Cola", das Andrews Sisters; "Thunder on the Mountain", de Bob Dylan, e o sucesso country "Dust on the Bible". Jackson sugeriu uma canção de Elvis, "Like a Baby".
Uma canção que White escolheu fez a cantora recuar -"You Know That I'm No Good", de Amy Winehouse. Parte da letra é ofensiva demais para Jackson, que é uma cristã renascida.
Então, White a reescreveu. Hoje, Jackson está sendo descoberta por uma jovem geração de artistas. "Eu vejo coisas dela no YouTube o tempo todo", disse Zooey Deschanel, a atriz e metade da dupla pop independente She & Him. "Sou obcecada por ela."
Jackson disse que gostaria de ter tanta fama no início de sua carreira quanto seus contemporâneos. "Eu esperava ser uma grande estrela e fui uma estrela, mas não tão grande quanto eu queria", disse. Mas acrescentou: "Tenho mais status de celebridade hoje do que já tive na vida e posso desfrutar melhor".


Texto Anterior: Do alto, uma perspectiva para salvar o planeta
Próximo Texto: Roupas retrô em termos: elas apenas parecem velhas
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.