São Paulo, segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CARTAS AO INTERNATIONAL WEEKLY

Cartas de leitores de todo o mundo ocasionalmente são publicadas no suplemento do "New York Times". Leitores da Folha podem enviar comentários a nytweekly@nytimes.com

Sonhos em Havana

("Em Cuba, tempo para refletir", coluna Inteligência, de Roger Cohen, 24 de novembro de 2008)

Caro sr. Cohen,
Havana ainda parece despertar o melhor em um homem, apesar de sua decadência e seu atraso. Claro, é bom visitar a cidade e deplorar a falta de liberdade e a vida dura de seus residentes e, ao mesmo tempo, desfrutar a experiência "retrô". Mas que tal uma experiência socialista real por um ano, sr. Cohen? O senhor ainda seria indulgente com [Fidel] Castro? Ainda desfrutaria a humanidade de Havana? Um privilegiado como o senhor pode escapar num conto de fadas cubano de nostalgia por um breve momento e voltar, depois de descansar seus sentidos e refletir sobre a vida que deixou. Havana -um novo spa para americanos estressados? Mas uma coisa é certa: o artigo está escrito de maneira estranhamente atraente, quase sedutora. Me fez pensar se algumas semanas em Havana me fariam bem...
Ursula Brunner
Penzberg, Alemanha

Socorro às montadoras

("A fiança errada", coluna Inteligência, de Robert Reich, 15 de dezembro de 2008)

Caro prof. Reich,
Seu artigo sobre os perigos de não se salvar a indústria automotiva chega a uma conclusão óbvia. A falência das montadoras resultaria numa aguda queda nas vendas porque a maioria das pessoas se recusaria a comprar carros de empresas que provavelmente estariam a ponto de desaparecer do mercado.
Manfred Herbet
Mladá Boleslav, República Tcheca

A mentalidade da manada

("É preciso fugir da mentalidade da manada", coluna Inteligência, de Roger Cohen, 8 de dezembro de 2008)

Caro sr. Cohen,
Seu artigo sobre a cilada da "mentalidade da manada" merece apenas um comentário: a humanidade é vítima do capitalismo, e não há solução dentro dele.
Raúl Valdebenito
Santiago, Chile

Caro sr. Cohen,
Fiquei tocado com o seu artigo, principalmente por ressaltar os princípios básicos que governam as nossas vidas e a política e por incluir a tranquilidade nos campos social e político. Também apreciei o que me pareceu uma abordagem sóbria e profundamente espiritual, que é advogar a inteligência e até a sabedoria que podem emergir quando se suspendem estados mentais confusos -como a ganância- por um momento.
Dr. Albrecht Mahr
Wurzurg, Alemanha

O ponto de vista americano

Caro editor,
Sempre anseio por ler o "New York Times International Weekly" no "Le Monde" [França] porque considero os americanos grandes contadores de histórias. Interessam-me especialmente as notícias do mundo sob a perspectiva americana. Adoro ler em inglês e aperfeiçoar meu vocabulário. Talvez eu não seja sua leitora típica, mas gosto de como vocês escrevem sobre temas sociais e econômicos em outras partes do mundo (Ásia, África), principalmente as matérias a respeito de gente comum.
Como professora universitária, também me interessam as reportagens sobre novidades na indústria e novas tendências no mercado gastronômico. Aparentemente muitas dessas tendências se originam nos EUA, e gosto da sensação de saber delas com antecipação e ensiná-las a meus estudantes.
Chantal Vanderhaegen
La Rochelle, França



Texto Anterior: Ensaio: Não é hora para protecionismo
Próximo Texto: Papel de florestas tropicais emergentes opõe especialistas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.