São Paulo, segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

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Aprendendo com nossos erros

Por PHYLLIS KORKKI

Dúvida: Você percebe que cometeu um erro terrível no trabalho. Seu primeiro instinto é negar o ocorrido ou tentar acobertar o fato. Depois você sente raiva, fica defensivo e quer pôr a culpa em outras pessoas. Em seguida, tem vontade de se esconder. Essas reações são normais?
É apenas humano que pessoas que tenham cometido um erro apresentem alguma dessas reações iniciais, ou todas. Um erro pode contrariar a visão que você tem de você mesmo como funcionário eficiente, gerando uma dissonância cognitiva, disse Carol Tavris, psicóloga social e coautora de "Mistakes Were Made (but Not by Me)" (Erros foram cometidos -mas não por mim). Você pensa: "Justamente na área em que me orgulho de minhas habilidades, eu pisei na bola? Não é possível!", disse Tavris.
Para conciliar essas visões opostas, a mente procura várias justificativas. Tavris disse que esse é "o processo protetor pelo qual conseguimos continuar a nos enxergar como pessoas éticas, inteligentes e competentes, rejeitando ou ignorando as provas de que nos equivocamos".
É nessa fase que surgem as mentiras, a atribuição de culpas a outros e a atitude defensiva. Mas essas reações autoprotetoras só criam obstáculos à compreensão do que deu errado, disse ela. A chave para tratar dos erros de maneira eficaz é reconhecer que eles não são necessariamente um reflexo de suas habilidades ou inteligência inatas, disse Tavris.

Dúvida: Como enfrentar o erro?
Para Amy Edmondson, professora de liderança e administração na Escola de Administração Harvard, o primeiro passo é procurar os afetados por seu erro e pedir desculpas. Em seguida, propor modificações para que o erro não se repita. Quanto antes você reconhecer o erro, melhor.
Admitir que errou é difícil devido ao medo de ser visto como estúpido ou incompetente, disse Tavris, mas deixar de fazê-lo pode gerar um peso psicológico enorme. "As pessoas frequentemente se surpreendem ao descobrir que, quando reconhecem seu erro, não apenas se sentem melhor, como a reação que recebem às vezes é muito melhor do que previam."

Dúvida: Seu chefe pode afetar a maneira como você lida com seu erro?
Seu chefe e sua empresa podem fazer toda a diferença no mundo quanto à maneira como são tratados os erros. Se seu chefe é do tipo que fica furioso, é menos provável que você revele o erro -e isso leva à perda de tempo precioso, disse Edmondson.
As melhores empresas adotam como política demonstrar gratidão e recompensar seus funcionários por revelarem seus erros, disse Tavris. Empregados e chefia precisam encarar um erro "como passo humano inevitável no caminho ao aperfeiçoamento", disse ela.
David Woods, professor de integração de sistemas humanos na Universidade Ohio State, disse que os gerentes precisam deixar claro "que é mais importante compartilhar informações do que identificar o culpado".

Dúvida: Um erro pode ser sinal de um problema maior na organização?
É possível. Você pode enxergar seu erro em termos muito pessoais, mas talvez ele reflita uma falha fundamental na empresa, em um sistema ou em um produto.
O melhor é ver o erro como uma "oportunidade para o sistema aprender e mudar", recomendou Woods.


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