São Paulo, segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Elegância também anda sobre duas rodas

Blogs e sites ditam moda para adeptas das pedaladas

Por RUTH LA FERLA
Na cidade de Nova York, que eleva à estratosfera a busca pelo chique, ciclistas que andam na moda sobre "magrelas" vintage são a nova tendência.
Para essas mulheres, empunhando BlackBerrys e vestindo saias esvoaçantes, capas e sapatos de salto-gatinho, as bicicletas não são um mero transporte, e sim um acessório cheio de vida. O estilo delas está documentado em blogs, e seu entusiasmo movimenta os negócios.
George Bliss, dono da loja Hudson Urban Bikes, no Greenwich Village, disse que elas estão distantes "da imagem do ciclista adulto como um soldado de infantaria com um capacete".
Bliss contou que suas clientes costumam ser mulheres que se vestem para impressionar. "Elas querem mais coisas", afirmou. "Paralamas, cestos, correntes, campainhas e coisas nas quais levar seus filhos e cães."
As ciclistas são "parte de um movimento", disse Julie Hirschfeld, dona da Adeline Adeline, butique que vende bicicletas, cestas de vime em estilo antigo e bolsas de lona. O visual delas, capturado em sites como The Sartorialist e Bicycle Catwalk, ou no Cycle Chic de Copenhague, está inserido "nesse estilo blogueiro", segundo Hirschfeld.
A vontade de parecer glamourosa num dia útil levou a marchande Michelle Tillou a pedalar até sua galeria vestindo um blazer, calça de tecido elástico e um sapato de verniz com salto plataforma. Mas, com frequência, ela prefere o salto-gatinho, "o melhor para prender nos pedais".
Para a estilista Lela Rose, saltos plataforma e uma chemise cáqui de sua própria autoria são ideais para andar no seu triciclo customizado. Rose e suas colegas de pedaladas começaram a aparecer em quantidades significativas em Manhattan nos últimos dois anos, influenciadas talvez por algumas precursoras.
Nem todos aprovam. O blogueiro Ross Autry, do Alabama, afirmou num e-mail que as ciclistas multitarefas "se acham" demais para o seu gosto, além de representarem um risco. "Arrumar a maquiagem ou mandar uma mensagem de texto teria resultados catastróficos", disse ele - para não falar na falta de capacete.
Nova York está cada vez mais adaptada às bicicletas. No ano passado, a prefeitura concluiu 320 km de ciclovias, segundo a entidade Transportation Alternatives.
A editora de moda Bonnie Morrison certa vez concebeu um visual para usar sobre sua bicicleta tipo chopper: camisa de cambraia, sandália rasteirinha e uma saia Prada estampada, inspirada nos anos 50. "Eu me via como uma parisiense chiquérrima num ciclomotor, com uma bolsa Hermès e o cabelo ao vento", disse.
A realidade, porém, era outra. "Às vezes, quando vejo meu reflexo numa vitrine, eu imediatamente penso: 'Ah, meu Deus, pareço uma mulher de 35 anos numa bicicleta de criança". É uma imagem, admitiu, que "é preciso tirar da cabeça".


Texto Anterior: Arte & Estilo:
Michael Kimmelman: Os reflexos e as reflexões de Monet

Próximo Texto: Um filme à beira de um novo musical
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.