São Paulo, segunda-feira, 19 de julho de 2010

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LENTE

Experiências que cativam o público

No esforço eterno para captar o interesse do público, vários artistas, cineastas e produtores se mostram dispostos a tentar qualquer coisa.
Nos últimos meses, os espectadores vêm sendo cativados pela tecnologia de "motion-capture" empregada por James Cameron em "Avatar" e também pela abordagem "low-tech" do espetáculo "The Artist Is Present", de Marina Abramovic, no Museu de Arte Moderna de Nova York, em que ela ficou sentada e olhou nos olhos de milhares de visitantes.
A Paramount Pictures, relatou o "New York Times", está experimentando uma abordagem inovadora para atrair espectadores novos para "Grease", o musical de 1978 estrelado por John Travolta e Olivia Newton-John. Acrescentando as letras das músicas como legendas, a empresa quer inspirar espectadores em todo os EUA -de preferência trajando roupas típicas dos anos 1950- a ir ao cinema e acompanhar o romance juvenil de verão, cantando junto.
"A meta é criar um evento de verdade", disse ao "Times" o presidente do Paramount Film Group, Adam Goodman. "Como conseguir que grupos de jovens compareçam ao cinema e se divirtam muito?"
Com o setor de cinema enfrentando dificuldades, os marqueteiros estão se esforçando para gerar a excitação que, no passado, acompanhava o lançamento dos próprios filmes. Mas, como as plateias estão mais sofisticadas que nunca, o tiro pode sair pela culatra, disse Matt Briton, sócio da agência de marketing social nova-iorquina Mr. Youth.
"Não é recomendável tentar impor um hábito cultural às pessoas, especialmente aos jovens, que são conscientes de serem manipulados por marqueteiros", disse. "Mas é, sem dúvida, interessante tentar tornar menos linear e mais interativa a experiência de ir ao cinema."
Às vezes a própria plateia gera as conexões -o que tem sido uma dádiva para o setor turístico da Suíça, país cujas paisagens muitos diretores e produtores de Bollywood escolhem como pano de fundo de seus filmes.
Em sua lua de mel, Vishal e Jagruti Purohit viajaram de Mumbai à Suíça para encontrar a igreja de um povoado que figurava em uma cena de seu filme favorito, o sucesso de Bollywood "The Brave Heart Will Take the Bride".
"Assim que você atravessa a fronteira, a paisagem muda", disse Purohit.
Em Nova York, uma nova geração de "Broadway Babies" vem sendo atraída por uma fórmula antiga que voltou à moda: o teatro musical. Animados pelo sucesso do seriado de TV "Glee", produtores capitalizam sobre plateias jovens que acompanharam programas como "High School Musical", nos quais é perfeitamente normal que os personagens de repente saiam cantando e dançando.
Fred Hechinger, aluno da quarta série em Manhattan, já viu "Gypsy", "South Pacific" e "Hair" três vezes. "Quando eu tinha uns sete anos, não havia tantas crianças assistindo a shows", disse ao "Times". Agora, "acho que deve haver só umas três crianças no meu colégio que não gostam de teatro".
Em uma sessão recente de "Grease" em Los Angeles, Inthia Seabrooks, 28, trajava uma bata prateada e um chapéu criado a partir de um balde. "Se você vai se arrumar toda para ir ao cinema, é bom que tenham alguma coisa especial a lhe mostrar", disse ela ao "Times". "Isto aqui é especial."
TOM BRADY

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