São Paulo, segunda-feira, 19 de setembro de 2011

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Pedal dá nova voz à guitarra

Por AMY WALLACE
Del Casher fez coisas impressionantes com sua guitarra nos últimos 50 anos. Tocou com Gene Autry, Lawrence Welk e Frank Zappa. Dedilhou-a em filmes com Elvis Presley. Participou de dezenas de trilhas sonoras.
Mas há um feito que Casher, 73, gostaria que mais gente conhecesse: seu papel no desenvolvimento do pedal wah-wah.
A história deste equipamento, que confere alguns aspectos da voz humana à guitarra elétrica - e que ajudou a definir o som de astros do rock como Jimi Hendrix e Eric Clapton - é complicada.
É relativamente fácil falar na inovação como domínio de inventores solitários; já a criatividade costuma ser uma colaboração.
"Há muitos participantes nessa coisa toda", diz Casher, que vive em Los Angeles, dando crédito a um engenheiro brilhante chamado Brad Plunkett.
"Mas fui eu quem disse: 'Esse é um troço para a guitarra!'."
Contratado por um estúdio para tocar em gravações na década de 1960, Casher sempre estava à procura de efeitos e técnicas que tornassem diferenciados seus solos de guitarra.
Ele admirava os tons de blues que os tocadores de instrumentos metálicos de sopro obtinham com as surdinas wah-wah, mas não sabia como imitá-los na guitarra.
Depois que a empresa Thomas Organ adquiriu os direitos de distribuição dos amplificadores Vox -uma marca britânica que os Beatles ajudaram a tornar famosa -, ela formou a Vox Ampliphonic Orchestra, e Casher foi convidado a integrá-la.
Quando os engenheiros começaram a trabalhar na adaptação dos amplificadores para o estado sólido, traduzindo todos os circuitos de tubo para transistores, toparam com uma chave conhecida como MRB ("reforço de frequência média").
"Eles disseram: 'Que diabo é isso?'." O MRB, lembra Casher, usava diferentes frequências para tornar os sons mais intensos.
Esse dispositivo -uma chave acionada pelos músicos- foi inventado pelo engenheiro e guitarrista britânico Dick Denney.
A Thomas Organ relutou em instalá-lo porque custaria US$ 3 por unidade. Então o engenheiro-chefe encarregou seu jovem colega Plunkett de resolver o problema, o que ele fez substituindo a chave por um botão de US$ 0,75, igual ao usado no controle de volume. Logo depois, Casher encontrou o dispositivo pela primeira vez.
"Eu disse: 'O que é este botão?'. Eu o giro e noto que ele faz 'uá-uá' ao ir da esquerda para a direita", relembra. "Eu falei: 'Espera aí! É isso que eu estava procurando!'."
Mas é preciso usar as duas mãos para tocar guitarra, então, diz Casher, ele perguntou a Plunkett se o botão não poderia ser instalado em um pedal.
Plunkett, que também reivindica a criação do pedal, e Casher afinaram o novo equipamento até que ele gerasse seu som peculiar.
Lançado nas lojas em 1967, o wah-wah só pegou em 1969. Foi quando Hendrix enlouqueceu a multidão no célebre festival de rock de Woodstock com o som "gemido" da sua guitarra.
"Eu me sinto grato por ter estado lá no princípio", diz Casher.
Pena que é tão complicado explicar sua participação.
"Eu só queria que os guitarristas pensassem em mim de vez em quando. A única coisa que eu peço é: lembrem-se de mim."


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