São Paulo, segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Descobertas

Cães têm senso de justiça?

HENRY FOUNTAIN

Um estudo austríaco publicado na revista "Proceedings", da Academia Nacional de Ciências dos EUA, diz que um cão pára de obedecer a um comando se vê que outro cão está recebendo uma recompensa melhor.
Assim, os cães parecem demonstrar sensibilidade similar à de chimpanzés e outros símios, embora talvez mais primitiva. Até agora, os primatas eram os únicos não-humanos nos quais se havia notado a chamada "aversão à desigualdade" diante da ausência de uma recompensa.
"Tenho uma cadela", disse Friederike Range, pós-doutorando da Universidade de Viena e coordenador do estudo. "Sei como ela é ciumenta com pessoas e situações diferentes."
A pesquisa usou dois cães adestrados, lado a lado. Um deles recebia uma boa recompensa (uma salsicha) quando atendia ao comando de oferecer a pata; o outro recebia uma recompensa ruim (pão) ou recompensa nenhuma. Eles descobriram que a qualidade da recompensa não fazia muita diferença. Mas, quando o cão não recebia recompensa alguma, ele se tornava cada vez menos inclinado a obedecer aos comandos.


Texto Anterior: Descobertas: Rastros no leito do mar
Próximo Texto: Sonhos em preto-e-branco
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.