São Paulo, segunda-feira, 24 de maio de 2010

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Como ajudar um colega com problemas

DÚVIDA. Um colega seu tem agido de maneira estranha, e você começa a suspeitar que algo esteja seriamente errado -talvez problemas domésticos, transtornos mentais ou uso de drogas. Que tipo de comportamento apontaria para problemas assim?
RESPOSTA. Qualquer mudança continuada no comportamento de alguém pode sinalizar um problema. Exemplos incluem explosões de ira, esquecimentos, atrasos ou faltas frequentes e descumprimento de prazos. Diana Gregory, especialista sênior em recursos humanos da Administaff, de San Francisco, diz que a situação se tornou mais comum ultimamente nos EUA, com tanta gente enfrentando despejos e outras crises financeiras.
Mas ter notado uma mudança no comportamento de alguém não significa que você esteja qualificado para determinar a causa. "Você não deve querer ser um médico de diagnósticos no local de trabalho", diz Richard Chaifetz, presidente e executivo-chefe da ComPsych Corporation, empresa de Chicago que fornece assistência a trabalhadores.
"As chances de você estar errado são bem maiores do que de estar certo", diz. O que é percebido como cheiro de álcool, por exemplo, pode resultar de um problema que os diabéticos às vezes sofrem por causa do acúmulo de açúcar no sangue.
Outra causa pode ser o uso de certos medicamentos. "Em vez disso, concentre-se em como o problema está afetando o local de trabalho e seu impacto no desempenho", diz ele. "No mundo profissional, é isso que importa."

DÚVIDA. Você deve levar suas preocupações diretamente ao colega ou à gerência?
RESPOSTA. Se você tem uma relação amistosa com seu colega, não há problema em perguntar o que está errado. Mas deixe claras as suas intenções, diz Dennis Reina, psicólogo e coautor de "Trust and Betrayal in the Workplace: Building Effective Relationships in Your Organization" ("Confiança e traição no local de trabalho: construindo relações efetivas na sua organização"). Explique que você está lá para ajudar, e não para julgar. "Você pode dizer: 'Tenho a impressão de que algo pode estar errado'", diz ele. "Então discuta as coisas que você notou. Defina quando, como e o quê. Apegue-se a evidências. Então dê à pessoa a oportunidade de se explicar."
Se o seu colega ficar irritado ou na defensiva, fale com seu chefe ou com o RH, porque não é tarefa sua administrar o problema, diz David Sack, psiquiatra e executivo-chefe dos Centros de Tratamento Promises, de Malibu (Califórnia).
Se você decidir ir à chefia, "foque o comportamento, porque o comportamento é o fato, enquanto a causa é incerta", diz Chaifetz.

DÚVIDA. Você vai arrumar confusão por discutir o assunto com seu chefe?
RESPOSTA. Geralmente, não. Mas nunca faça fofocas sobre a pessoa com outros colegas, diz Rosemary Gousman, sócia-gerente regional da filial de Nova Jersey do escritório de direito trabalhista Fisher & Philips. "Diga apenas àqueles que tenham a necessidade empresarial de saber."

EILENE ZIMMERMAN


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