São Paulo, segunda-feira, 29 de agosto de 2011

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LENTE

Apelo retrô, para hoje

Lembre o passado, mas não diga que é antiquado

Atolados em alto desemprego, redução da nota de crédito e temores de uma recessão de dois dígitos, os Estados Unidos parecem precisar desesperadamente de uma folga. Por isso os jovens americanos, normalmente envolvidos no presente, no novo e agora, estão cedendo um pouco à nostalgia.
Para uma geração mergulhada em telas reluzentes de LCD, o analógico hoje virou moda, enquanto homens de 20 e 30 anos são atraídos pelo apelo retrô do relógio de pulso, depois de tê-lo dispensado por um telefone celular. "Neste momento não há indício mais claro de modernidade do que usar relógio", disse Michael Williams, 32, que edita o blog "A Continuous Lean". Esses homens estão comprando Rolex, IWCs e Omega Speedmasters antigos, ou vintage.
"Uma máquina bacana que tem muitas partes móveis tem de ser intrinsecamente interessante para alguém nascido nesta geração, porque não existe nada parecido em sua vida", disse ao Times Mitch Greenblat, fundador do Watchismo, uma loja de relógios de pulso online da Califórnia.
A J. Crew vende Timex tradicionais, e a American Apparel está apostando que os consumidores da geração Y -jovens demais para se lembrar de quando a MTV passava vídeos e os VJs eram celebridades- vão cobiçar os relógios Casio e Seiko daquela era.
Para os que se lembram, a MTV está completando 30 anos, e também está nostálgica. Em julho, trouxe de volta um de seus programas típicos dos anos 1980-90, chamado "120 Minutos", que era dedicado à música alternativa.
Hoje, ele mistura antigos vídeos de Pearl Jam e Radiohead com clipes de bandas mais novas. O renascimento do programa faz parte de uma onda nostálgica mais ampla nas empresas da Viacom, esc. A MTV vai apresentar novos episódios de "Beavis e Butt-Head", que estreou em 1993.
Uma saudade dos anos grunge também iluminou a web em uma das estreias mais esperadas da história recente da cultura pop: a de Frances Bean Cobain, filha de Kurt Cobain e Courtney Love. Uma série de fotos em preto e branco da jovem de 19 anos causou comoção quando a fotógrafa Hedi Slimane as "postou" na web.
"Seu olhar intenso e pálido lembra assustadoramente seu pai, o brilhante, mas perturbado, líder do Nirvana, que cometeu suicídio em 1994 quando ela tinha menos de dois anos", escreveu o Times. Em 24 de setembro será o 20° aniversário de "Nevermind", o álbum com que o Nirvana estourou, vendendo mais de 30 milhões de exemplares.
Alguns estão retrocedendo bastante, para a virada do século 20, ansiando por uma época mais simples e suave, quando a opção era entre um ice cream soda ou um egg cream. Os jovens malucos por essas guloseimas estão atualizando a lanchonete para sua geração com ingredientes sazonais, locais e caseiros.
Ryan e Eric Berley, irmãos de 30 e poucos anos donos da Franklin Fountain em Filadélfia, fazem o sundae Maple Leaf Rag, uma homenagem à composição de Scott Joplin de 1899, com xarope de bordo, castanhas, sorvete de abacaxi e banana, registrou o Times. Peter Freeman, 34, abriu a Brooklyn Farmacy & Soda Fountain no ano passado, imaginando-a como um lugar de encontro e mercado para artesãos. Ele diz que não quer dirigir um restaurante retrô que vende nostalgia sem conteúdo.
Talvez para esta geração a presença do passado seja realmente "da hora". "Quando pessoas mais velhas entram aqui e começam a falar sobre os shakes que costumavam tomar, tenho vontade de dizer: 'Não me importo com suas memórias'", disse Freeman.
"Não estraguem a onda desses garotos falando no passado. Isto está acontecendo agora."
ANITA PATIL

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